CIGARRO MATA QUASE SEIS MILHÕES DE PESSOAS POR ANO, ALERTA OMS

Maléfícios do tabaco    11/07/2013

Em 2013, pelo menos cinco milhões de óbitos foram de fumantes ou ex-fumantes.
Fumo continua liderando as causas de mortes evitáveis no mundo.


Apesar das campanhas de saúde pública, o fumo continua liderando as causas de mortes evitáveis no mundo inteiro, matando quase seis milhões de pessoas por ano, a maioria em países de baixa e média renda, anunciou a Organização Mundial de Saúde nesta quarta-feira.

Se essa tendência se mantiver, o número de mortes ligadas ao cigarro deve subir para oito milhões por ano em 2030, declarou a OMS, acrescentando que pelo menos 80% dessas mortes serão nos países de baixa e média renda.

— Se não fecharmos fileiras e banirmos a publicidade, a promoção e o patrocínio por parte da indústria do tabaco, adolescentes e adultos jovens continuarão a ser atraídos pelo consumo de cigarro por uma indústria cada vez mais agressiva. Cada país tem a responsabilidade de proteger sua população das doenças, incapacidades e mortes relacionadas ao tabaco — alertou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

Este ano, pelo menos cinco milhões de óbitos foram de fumantes ou ex-fumantes e, desses, mais de 600 mil eram fumantes passivos, de acordo com a OMS. Acredita-se que o cigarro tenha causado a morte de mais de 100 milhões de pessoas no século XX.

— Sabemos que apenas a total proibição de publicidade, promoção e patrocínio de cigarro é efetiva — insistiu Douglas Bettcher, um dos diretores da OMS.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/07/cigarro-mata-quase-seis-milhoes-de-pessoas-por-ano-alerta-oms-4197071.html

 

Nenhum comentário: