PORTO ALEGRE GANHA EQUIPAMENTO QUE DISPENSA CIRURGIA NO TRATAMENTO DE LESÕES PRECURSORAS DE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

Parceria com a OMS    29/05/2013

Câncer de colo do útero atinge 50 mulheres por dia no Brasil.
Aparelho está disponível no Hospital de Clínicas para pacientes do SUS.


A saúde da mulher gaúcha ganhou um novo aliado recentemente em Porto Alegre. Um equipamento pioneiro para o tratamento de câncer do colo do útero está disponível no Estado, no Hospital de Clínicas, para pacientes do SUS. O aparelho é o único do país e dispensa o realização de cirurgia para casos de mulheres com lesões que antecedem o câncer.

De acordo com o médico ginecologista e presidente do Instituto do Colo do Útero, Paulo Naud, o equipamento pode ser utilizado em pacientes com lesões de médio ou alto grau, pré-cancerígenas, que normalmente precisam ser submetidas a uma cirurgia. Com o aparelho, o procedimento acontece no próprio consultório e dura apenas 60 ou 70 segundos. Não é necessário fazer anestesia, não há período de recuperação, não há corte e nem a necessidade de fazer pontos, eliminando o risco de infecção. Isso tudo com a mesma eficácia da cirurgia.

Este equipamento já está estudado e utilizado pela OMS há 10 anos. Agora, a organização está distribuindo para os países com mais necessidade — destaca o médico, que é consultor da OMS e intermediou a vinda da máquina para a Capital.

A experiência da OMS com o equipamento será destaque no Congresso Internacional de Controle de Câncer na Mulher, que acontece entre os dias 30 de maio e 1º de junho, no Hospital de Clínicas, e vai reunir diversos especialistas brasileiros e internacionais.

Como parte da programação do evento, ocorre na manhã desta quarta-feira uma série de palestras de conscientização sobre o câncer do colo do útero e a saúde feminina. A partir das 9h, especialistas estarão reunidos no auditório Dante Barone para uma série de conversas e esclarecimentos a respeito das doenças que atingem a saúde da mulher.

O câncer de colo do útero é um problema de saúde pública e precisamos mobilizar a comunidade para solucioná-lo. Este é o único tipo de câncer ginecológico que pode ser totalmente eliminado das mulheres da sociedade. O segredo e o sucesso estão no diagnóstico e no tratamento precoces — enfatiza Naud. 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer de colo do útero atinge 50 mulheres por dia no Brasil. No ano passado, foi registrada a ocorrência de mais de 23 mil casos no país, sendo mais de 2 mil deles no Rio Grande do Sul.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/05/porto-alegre-ganha-equipamento-que-dispensa-cirurgia-no-tratamento-de-lesoes-precursoras-de-cancer-do-colo-do-utero-4152492.html

 

Nenhum comentário: