ENTENDA OS MITOS E VERDADES SOBRE A HOMEOPATIA

Verdade ou mentira?    18/05/2013

Principal objetivo do tratamento é promover o equilíbrio do organismo.
Especialista explica as principais crenças a respeito do tratamento.


Desde a década de 80, a homeopatia é reconhecida no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como uma especialidade médica. Mesmo tanto tempo depois, ainda há muitos mitos acerca de seu uso no tratamento de doenças.

Segundo a farmacêutica e homeopata Dra. Adriana Márcia Gonçalves (CRF-42361-SP), o principal objetivo do tratamento é o equilíbrio do organismo. 

O reequilíbrio do organismo é feito por meio de medicamentos homeopáticos que mantém os aspectos físicos, mentais e emocionais do paciente estabilizados. Além disso, quem se submete ao tratamento homeopático trata a doença de uma forma global e não exclusivamente seus sintomas — explica. 

A especialista esclarece o que é verdade e o que não é no que é dito sobre a homeopatia:


Medicamentos homeopáticos podem ser consumidos por qualquer faixa etária


Verdade. Os remédios homeopáticos podem ser indicados em qualquer idade. 

Desde crianças pequenas até idosos podem se beneficiar do tratamento homeopático, mas é importante que o medicamento seja prescrito com orientação médica — alerta a especialista.


A homeopatia só é eficiente em doenças crônicas


Mito. A farmacêutica explica que não existe diferença de tratamento de uma doença crônica para aguda. 

Ambas as doenças podem ser tratadas pela homeopatia com eficiência — diz. 


O tratamento pela homeopatia é mais longo do que seria o tratamento com remédios convencionais


Mito. A duração ou a resposta a um tratamento homeopático não é necessariamente mais longo ou mais lento que o alopático. A duração do tratamento homeopático depende do tempo de doença, dos tratamentos realizados anteriormente e da idade do indivíduo.


A homeopatia pode ser considerada uma medicina preventiva


Verdade. Com o tratamento homeopático, as crises de certas doenças crônicas, como rinite, asma e gripes recorrentes, se tornam cada vez mais raras, chegando a praticamente cessar em alguns casos.


Existem doenças que não respondem à homeopatia


Mito. O que existe são doenças que evoluem rápido e ou podem causar lesões irreversíveis a órgãos, como cirrose e enfisema. Nestes caso, o tratamento tradicional é complementado com o da homeopatia para obter uma melhora na qualidade de vida do paciente. Outro exemplo classico é no tratamento do câncer, no qual a homeopatia como tratamento paralelo serve para amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia.


Para a homeopatia, as doenças somente surgem quando há um desequilíbrio emocional


Mito. A homeopatia defende que o desequilíbrio emocional pode provocar doenças, porém, nem sempre o emocional está por trás de uma enfermidade — e, mesmo quando está, não costuma ser o único fator desencadeador. 


No tratamento homeopático o paciente deve consumir medicamento em forma de bolinhas de hora em hora. Essas bolinhas em quantidade exagerada podem causar reação


Verdade. Independentemente do medicamento, quando utilizado de forma inadequada ou exagerada, pode causar problemas. 

No tratamento homeopático existem remédios que são 'antídotos' de outros. Estas reações têm características diferentes das reações dos medicamentos alopáticos, mas existem — ressalta.


Os remédios homeopáticos são menos agressivos para o organismo do que os alopáticos


Verdade. Os medicamentos homeopáticos são isentos de efeitos colaterais.
São manipulados a partir de substâncias de todos os reinos animal, vegetal e mineral e, posteriormente, são diluídos e dinamizados para extrair o máximo de efeito terapêutico com o mínimo de substância. Eles não são tóxicos, mas como já foi dito na questão anterior, independentemente do medicamento, caso haja uma ingestão acidental de uma dose alta, o médico deve ser procurado imediatamente — conclui a homeopata.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/05/entenda-os-mitos-e-verdades-sobre-a-homeopatia-4141373.html

 

Nenhum comentário: