DOENTES REUMÁTICOS DEVEM SE VACINAR CONTRA A GRIPE A

Vacina    06/05/2013


Prescrição médica no ato da vacinação é necessária.
Mais vulneráveis a infecções, pessoas com doenças reumáticas têm acesso ampliado à vacinação em todos os postos de saúde.


A campanha de vacinação contra a gripe apresentou este ano um importante avanço para as pessoas portadoras de doenças crônicas. O grupo está tendo acesso ampliado à vacinação em todos os postos de saúde, e não apenas nos Centros de Referência Imunobiológicos Especiais (Cries). A prescrição médica no ato da vacinação é necessária. A campanha de vacinação prossegue até 10 de maio.

Claiton Brenol, gestor da área de reumatologia do Hospital Mãe de Deus e Professor da UFRGS, alerta para a importância de pacientes com doenças reumáticas usuários de remédios que diminuem as defesas do organismo (imunossupressores) buscarem a imunização. 

Com base no conhecimento científico atual, podemos afirmar que os pacientes com doenças reumáticas têm a mortalidade relacionada a infecções até 10 vezes maior em relação à população geral — informa. 

Esse paciente também apresenta risco aumentado para infecções por estar exposto de maneira cada vez mais precoce e intensa ao tratamento com imunossupressores e agentes biológicos (medicamentos de uso subcutâneo ou intravenoso que também podem diminuir as defesas do organismo contra infecções). 

Tendo em vista que a vacinação é a medida preventiva de maior impacto na diminuição da ocorrência de infecção em qualquer faixa etária, torna-se obrigatório revisar e atualizar o cartão vacinal dos pacientes com doenças reumáticas — diz. 

Nesse contexto, a Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia desenvolveu um consenso com o objetivo de sintetizar recomendações para a indicação de vacinas nos pacientes portadores da enfermidade, contemplando o cenário epidemiológico de doenças endêmicas no Brasil, como a febre amarela, por exemplo. O trabalho foi coordenado por Brenol e publicado no último número da Revista Brasileira de Reumatologia. O consenso teve como propósito final uniformizar e incentivar a indicação de imunizações pelos reumatologistas e demais profissionais que lidam com esses pacientes.

Dentre as recomendações mais importantes, o consenso recomenda atualização do cartão vacinal com relação às vacinas contra gripe, pneumococo, hepatite B e varicela. A vacina contra papilomavírus humano também deve ser indicada principalmente para pacientes jovens antes do início da vida sexual.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/05/doentes-reumaticos-devem-se-vacinar-contra-gripe-a-4128765.html

 

Nenhum comentário: