SPEM REÚNE "SUPER-HERÓIS" PARA LUTAR CONTRA A ESCLEROSE MÚLTIPLA

28/05/2013

A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) vai comemorar o dia Internacional dedicado à Esclerose Múltipla com uma sessão de esclarecimento dedicada aos mais jovens. O evento está agendado para o dia 29 de Maio, às 16:45, na sede da SPEM e contará com a presença do actor Miguel Costa, avança comunicado de imprensa.

A sessão será baseada no livro “Medikidz explicam a Esclerose Múltipla” que retrata as aventuras de um conjunto de super-heróis de banda desenhada que explicam esta doença com uma linguagem simples, apelativa e cientificamente validada, ajudando os pais a explicar aos mais novos, de uma forma divertida, os sintomas e tratamento desta patologia crónica.

A obra inovadora mostra as aventuras de cinco super-heróis da “Mediland”, um planeta com a forma do corpo humano no qual o leitor é convidado a entrar para verificar “in loco” as modificações que a doença provoca.

Manuela Neves, Vice-Presidente da SPEM refere que “a campanha de celebração do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, lançada pelo projecto “WorldMSDay” da Federação Internacional de EM (MSIF) que reúne várias associações dedicadas a esta patologia em todo o mundo, é este ano dedicada aos jovens portadores da doença. A Esclerose Múltipla manifesta-se geralmente em jovens adultos que estão no início da sua carreira profissional ou a constituir família e que, perante o diagnóstico, acabam por ter que reavaliar todos os planos que tinham feito para o futuro. Sentimos, portanto, necessidade de promover esta sessão de esclarecimento para um público mais jovem e desmistificar algumas ideias erradas que possam surgir à volta desta doença”.

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica, incapacitante, que afecta o Sistema Nervoso Central. Trata-se de uma patologia inflamatória, desmielinizante e degenerativa que interfere com a capacidade em controlar funções como a visão, locomoção e equilíbrio. Os sintomas podem ser ligeiros ou graves, variando desde formigueiros nos membros inferiores até paralisia ou perda de visão. Segundo os dados publicados, em Portugal existem cerca de 5.500 doentes.

Mais informação em:


Nenhum comentário: