SAIBA OS MITOS E AS VERDADES SOBRE A ASMA

Dia Mundial de Combate à Asma    07/05/2013 


Tratamentos com medicamentos inalados são os mais usados contra a doença.
Doença crônica exige cuidado constante do paciente.


Cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de asma. Segundo o pneumologista e coordenador do Ambulatório de Asma do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), Rafael Stelmach, é preciso conscientizar a população de que, primeiro, a asma é uma doença crônica, na maioria das vezes de origem alérgica familiar, que não tem cura e que, portanto, deve ser acompanhada pelo médico ao longo da vida do paciente, mesmo naqueles períodos em que não há crises agudas da doença. 

Em casos mais graves, mesmo sob controle, os pacientes precisam usar regularmente as suas medicações, assim como se faz na hipertensão ou no diabetes. 

A maioria dos medicamentos para asma são admistrados na forma de inaladores. Embora a continuidade no tratamento seja bastante importante, é preciso também que o paciente seja orientado a usar corretamente estes dispositivos — afirma o especialista.


O que é a asma


A asma é uma doença que não tem cura e que, portanto, precisa ser acompanhada por toda a vida. Embora seja frequentemente confundida com gripes recorrentes ou mal curadas, ela é uma doença crônica dos pulmões, um tipo especial de inflamação que dificulta a passagem do ar e que, muitas vezes, é identificada como bronquite. A asma provoca chiado e aperto no peito, falta de ar e tosses repetidas. É mais comum na infância, mas acomete também adultos e pessoas idosas. 

A doença não tem causa única, resulta de múltiplos fatores genéticos e do ambiente. Os sintomas são provocados geralmente por resfriados, por inalação de substâncias que provocam alergia (em geral, poeira e mofo) ou que irritam o aparelho respiratório, principalmente a fumaça. A estratégia de prevenção requer a identificação de fatores de risco relevantes individuais. 

O controle adequado da asma permite que a pessoa tenha uma vida normal, sem qualquer limitação. Há, inclusive, atletas olímpicos de modalidades variadas do esporte que têm asma, como os nadadores Mark Spitz e Fernando Scherer. Em alguns casos, o exercício físico pode precipitar sintomas, mas isso pode ser controlado com tratamento para permitir que os seus portadores desenvolvam atividades físicas regulares.


Mitos e verdades sobre a asma


O médico só deve ser procurado em caso de crise: mito


Esta afirmação é uma das principais causas dos altos índices de hospitalizações por asma. O correto é manter o tratamento conforme orientação médica e só interrompe-lo quando com autorização do médico. Desta forma, o paciente poderá usufruir de uma vida com muito mais qualidade, e sem sustos.


O paciente asmático pode e deve praticar atividade física, mas sempre sob orientação e acompanhamento médico: verdade

Ao contrário do que muitos pensam, a pessoa com asma controlada não apenas pode praticar atividade física regularmente, como pode até mesmo chegar a ser um profissional do esporte.

O uso contínuo de medicamentos, como as chamadas ‘bombinhas’, oferece risco cardíaco: mito


Esta afirmação é uma da principais causas de falta de tratamento adequado de pessoas com asma. Os tratamentos com medicamentos inalados são os ideais porque agem diretamente onde a doença está. E podem ser utilizados sem receio, sempre sob orientação médica.



Asma e bronquite crônica não são a mesma coisa: verdade


Enquanto a asma atinge indivíduos de qualquer faixa etária, especialmente crianças, com sintomas de falta de ar e chiado no peito, a bronquite crônica está relacionada ao tabagismo. É uma doença pulmonar obstrutiva crônica, assim como o enfisema pulmonar, e dificilmente atingirá uma criança. Em geral, os pacientes são adultos e fumantes.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/05/saiba-os-mitos-e-as-verdades-sobre-a-asma-4129834.html

 

Nenhum comentário: