RETIRADO DO MERCADO MEDICAMENTO CORDAPTIVE CONTRA COLESTEROL ALTO

08/05/2013

O medicamento Cordaptive (ácido nicotínico/laropipranto) teve sua fabricação e comercialização suspensas pelo fabricante e está sendo recolhido em todo o mundo.

O anúncio foi feito pela fabricante de medicamentos Merck & Co, que opera no Brasil sob a marca MSD (Merck Sharp & Dohme).

O Cordaptive era indicado para controlar os níveis de colesterol "e de outras substâncias gordurosas no sangue", segundo a empresa.

Contudo, um estudo clínico internacional revelou não apenas que o medicamento não apresentava os benefícios esperados na diminuição dos principais eventos cardiovasculares, como evidenciou um aumento significativo no número de ocorrências de efeitos colaterais graves.

Os pacientes que fazem uso do Cordaptive devem procurar seu médico para reavaliação do tratamento e sua substituição por outros medicamentos.

A devolução do medicamento Cordaptive já adquirido pelos pacientes deverá ser feita diretamente à Merck. Para isso, os pacientes devem ligar para o telefone 0800 012 22 32 para receber orientações.


Efeitos negativos


A empresa já havia começado a recolher o medicamento nas farmácias em janeiro deste ano, depois de informar o problema à ANVISA.

No comunicado que emitiu aos médicos, a Merck detalha que o estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford avaliou a eficácia da adição de ácido nicotínico+laropipranto à terapia com estatina na redução do risco de morte coronária, ataques cardíacos não fatais, derrames ou revascularização, em comparação com a terapia exclusiva com estatina.

De acordo com o estudo, a adição do medicamento à terapia com estatina não apresentou redução significativa do risco de morte em nenhum dos eventos estudados.


Nenhum comentário: