MENINA DE 2 ANOS RECEBE NOVA TRAQUEIA CRIADA COM CÉLULAS-TRONCO

30/04/2013


Hannah Warren não conseguia respirar sozinha.
Tratamento experimental foi feito com as próprias células da garota.

 Hannah Warren após a cirurgia de implantação da traqueia.


Uma menina de dois anos nascida na Coreia do Sul recebeu uma nova traqueia produzida a partir de suas próprias células-tronco, tornando-se a paciente mais jovem do mundo a ser beneficiada com o tratamento, afirma a agência Associated Press. Os médicos anunciaram nesta terça-feira (30) ter sinais preliminares que mostram que a nova traqueia está funcionando, apesar de a garota ainda respirar com a ajuda de um sistema artificial. Atualmente, ela está se recuperando do procedimento.

Nascida em 2010, filha de um pai canadense e de uma mãe coreana, Hannah Warren não conseguia respirar, comer, beber ou engolir sozinha desde que veio ao mundo por não possuir traqueia, diz a agência. Ela passou a vida toda em um hospital da capital coreana, Seul, antes de ser submetida ao tratamento experimental.


Médicos operam a garota de dois anos

A cirurgia de implantação da traqueia foi realizada no dia 9 de abril e levou nove horas para ser concluída, segundo a agência de notícias. Os médicos dizem esperar que a garota possa deixar no futuro o hospital e ter uma vida normal.

"Nós sentimos como se ela tivesse renascido", disse o pai de Hannah, o canadense Darryl Warren, à Associated Press.

A cirurgia foi realizada em um hospital de Illinois, nos EUA. As células-tronco para a produção da nova traqueia foram obtidas da medula óssea de Hannah, extraídas com uma agulha inserida em um osso do quadril da criança.

Com a ajuda de um suporte plástico especial, as células foram cultivadas e reproduzidas pelos pesquisadores. De acordo com o jornal "New York Times", a produção da traqueia utilizou o tubo de fibras de plástico com diâmetro de meia polegada, banhado em uma solução com as células-tronco da menina. O novo órgão é uma combinação do suporte plástico e das células-tronco, segundo o jornal.


 Em um mês

Warren disse esperar poder levar a pequena Hannah para casa pela primeira vez em cerca de um mês - ela faz 3 anos em agosto. "Vai ser maravilhoso para nós finalmente nos reunirmos como uma família", disse ele à Associated Press.

O tratamento contou com um cirurgião italiano que atua na Suécia, Paolo Macchiarini, pioneiro no uso de células-tronco para a produção de tecidos da traqueia. Outro médico, Mark Holterman, ajudou a obter o tratamento nos EUA sem custos para a família, com apoio de instituições de caridade.

Macchiarini já participou de 14 cirurgias de traqueia que envolveram o uso de células-tronco dos pacientes, diz a Associated Press. Nove usaram suportes produzidos a partir de traqueias de cadáveres e cinco contaram com aparatos similares ao usado em Hannah, mas foram operações realizadas em adultos.

 Pais de Hannah brincam com a garota, que está em recuperação no hospital 

Nenhum comentário: