DIAGNÓSTICO PRECOCE DA ESCOLIOSE PODE EVITAR CIRURGIA

Postura     17/05/2013

Desvio pode surgir ainda na infância.
Pais devem ficar atentos: meninas são as mais afetadas pelo desvio na coluna vertebral.


A escoliose, desvio da coluna vertebral para a esquerda ou para a direita, pode aparecer em qualquer fase da vida e ter várias causas, congênitas, degenerativas ou ideopáticas — quando são se identifica o motivo. Nesse caso, o desvio pode surgir já na infância e na adolescência, e seu diagnóstico precoce pode evitar complicações.

As formas de tratamento são variadas e dependem do grau de desvio da coluna. Podem ir desde a observação do paciente até a cirurgia, nos casos mais graves — afirma Rogério Vidal, ortopedista do Hospital de Clínicas de São Paulo. 

Tipo de escoliose, faixa etária do paciente, graduação do desvio e sintomas são decisivos na escolha do tratamento.

O tratamento cirúrgico é destinado aos casos de desvios severos ou onde exista alterações neurológicas caracterizadas pela irradiação da dor para os membros inferiores, alteração de força e sensibilidade ou alteração no controle de esfíncteres (fezes e urina) — afirma o especialista.


Um dos períodos mais preocupantes quando se trata de escoliose é a adolescência, quando uma em cada dez meninas apresenta o desvio. Para o diagnóstico, é feita uma radiografia da coluna vertebral e uma mensuração do desvio, a partir da qual o tratamento é planejado. Entre 20º e 40º de desvio é indicado o uso de colete; acima disso, o tratamento cirúrgico é a melhor opção para impedir a progressão da curva. Os pais devem ficar atentos e detectar o desvio em estágio inicial.

Muitas vezes a observação do problema é feita pelo professor nas aulas de educação física. Mas os pais devem ficar atentos e tão logo identifiquem o desvio devem encaminhar os filhos paro o ortopedista — conclui Rogério Vidal.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/05/diagnostico-precoce-da-escoliose-pode-evitar-cirurgia-4141291.html

 

Nenhum comentário: