CIENTISTAS CRIAM CÉLULAS-TRONCO HUMANAS POR MEIO DE CLONAGEM

Genética    15/05/2013

As células-tronco embrionárias são as únicas capazes de se especializar em todo tipo de células do corpo e de se multiplicar sem limite, representando enorme potencial terapêutico.

Cientistas americanos conseguiram reprogramar células da pele humana para produzir células-tronco embrionárias, depois de várias tentativas fracassadas em anos, revelou um estudo publicado esta quarta-feira nos Estados Unidos.

As células-tronco embrionárias são as únicas capazes de se especializar em todo tipo de células do corpo e de se multiplicar sem limite, representando assim um enorme potencial terapêutico.

Estas células são particularmente promissoras para o tratamento de diferentes transtornos, entre eles o Mal de Parkinson, a Esclerose Múltipla, doenças do coração e lesões na medula espinhal.

A equipe liderada por Shoukhrat Mitalipov, da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon (noroeste dos EUA), conseguiu reprogramar as células humanas depois de transformar com sucesso células da pele de macacos em células-tronco embrionárias em 2007.

Estes cientistas recorreram à clássica técnica de utilização do núcleo da célula da pele que contém o DNA da pessoa para transferi-lo à célula de um óvulo que se retirou do material genético.

O núcleo de uma célula adulta se funde com um óvulo, que desenvolve e produz células-tronco embrionárias.

— Estas células-tronco obtidas com esta técnica demonstraram a capacidade de se diferenciar como células-tronco embrionárias normais em diferentes tipos de células, nervosas, hepáticas e cardíacas— explicou o doutor Mitalipov, cujo estudo foi publicado na versão online da revista americana Cell.

E acrescentou:

— Por outro lado, já que estas células-tronco reprogramadas podem ser obtidas a partir do material genético do núcleo de um paciente, não há nenhum problema de rejeição nas células implantadas.

Embora tenha destacando que "ainda há muito por fazer antes de desenvolver tratamentos à base de células-tronco embrionárias seguros e eficazes", Mitalipov avaliou "que este avanço representa um passo importante para a criação de células-tronco que possam ser usadas na medicina regenerativa".

Outra vantagem oferecida desta técnica é que não usa embriões fertilizados que trazem importantes questionamentos éticos.

FONTEhttp://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/05/cientistas-criam-celulas-tronco-humanas-por-meio-de-clonagem-4138680.html