CAMPANHA CONTRA PNEUMONIA REAZ REGINA DUARTE COMO MADRINHA

Previna-se   17/05/2013

Atriz se vacinou no lançamento da campanha.
Iniciativa busca alertar a população sobre as doenças pneumocócicas e a importância da prevenção após os 50 anos.


Com o avançar da idade, o sistema imunológico passa por um processo de envelhecimento e declínio da função chamado imunossenescência. Este processo deixa o organismo mais suscetível a uma série de doenças, entre elas a pneumonia e as demais doenças pneumocócicas. Para dar uma ideia da gravidade da pneumonia na maturidade, vale dizer que apenas no mês de janeiro de 2013 a doença foi responsável por 18.671 internações de pessoas até 49 anos via Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e por 16.462 internações de pessoas com mais de 50 anos. No entanto, a infecção provocou quase sete vezes mais mortes entre os maiores de 50 anos (2.969 óbitos) em relação à população mais jovem (443 óbitos) no mesmo período.

Para alertar a população sobre as doenças pneumocócicas e a importância da prevenção dessas enfermidades após os 50 anos, quatro sociedades médicas brasileiras – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Associação Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), – se uniram para lançar a campanha Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto. A iniciativa, que contará com ações educativas e de conscientização, tem a atriz Regina Duarte como madrinha.

Fiquei impressionada em saber como a pneumonia pode ser grave, principalmente para os adultos com mais de 50 anos. Essa é uma doença que as pessoas não conhecem, não entendem, e pior, não sabem que pode ser prevenida — ressalta a atriz e madrinha da campanha. 

A campanha Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto pretende estimular essa conversa, ou seja, que as pessoas falem sobre vacinação na vida adulta, especialmente a partir dos 50 anos, quando estamos mais suscetíveis às doenças. E eu espero contribuir muito para que essa conversa sobre vacinação na vida adulta se multiplique.


Ações previstas


Com abrangência nacional, a campanha engloba ações em plataformas digitais, como hotsite, fanpage no Facebook e canal no YouTube, além de iniciativas presenciais com a população, como blitze de saúde e ciclo de palestras em hospitais e clínicas sobre a pneumonia e outras DPs. Haverá ainda uma caminhada em São Paulo (SP), com a presença da atriz Regina Duarte.

Em breve, será lançado um aplicativo mobile para celulares e tablets com sistema operacional Android e iOS. Com o aplicativo, a ideia é ter uma carteira de vacinação de fácil acesso para toda a família. Basta preencher os dados pessoais e as informações sobre vacinações pregressas, que o aplicativo informará ao usuário o calendário vacinal recomendado e avisará, via e-mail e alertas no celular, sobre as próximas vacinas previstas. 

Para acompanhar a agenda da campanha e obter mais informações sobre a prevenção da pneumonia, acesse o site da iniciativa.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/05/campanha-contra-a-pneumonia-traz-regina-duarte-como-madrinha-4141346.html

 

Nenhum comentário: