PROCEDIMENTO PIONEIRO

28 de setembro de 2013    CIRURGIA
Na tarde da última terça-feira, equipe do cirurgião Richard Gurski e do neurologista Francisco Tellechea Rotta, do Hospital Moinhos de Vento, foi pioneira em uma cirurgia que melhora a sobrevida de pacientes que sofrem de uma doença degenerativa chamada Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
 
Como os sintomas da doença resultam na perda de ativação de músculos voluntários – responsáveis pelos movimentos dos braços ou das pernas, dos músculos da respiração ou dos responsáveis pela fala e pela deglutição – a cirurgia, que consiste na implantação de um estimulador diafragmático, é capaz de amenizar os sintomas da doença à medida que ela progride. Na prática, o implante contribui para evitar a atrofia e a perda de força do diafragma, que pode resultar em morte por parada respiratória. Em média, a sobrevida na ELA é de três a quatro anos após o início dos sintomas.

Colocado por meio de videolaparoscopia, o ponto de implantação dos eletrodos é identificado por meio da observação da resposta do músculo à estimulação.

A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma enfermidade progressiva e incurável, que afeta aproximadamente seis em cada 100 mil pessoas, ou cerca de 12 mil brasileiros. Gursky explica que esse procedimento é o resultado de um trabalho iniciado há sete anos no hospital.

– Ajudar pessoas que sofrem de ELA está se tornando realidade, o que nos orgulha muito – destaca o cirurgião.

Nenhum comentário: