GOVERNO REALIZA CAMPANHA SOBRE ESCLEROSE MÚLTIPLA

02 de Setembro de 2013 

 
Uma ação educativa marcou o Dia Nacional de Conscientização sobre Esclerose Múltipla. O evento aconteceu em João Pessoa, na praia de Tambaú. No local, foi oferecido um café da manhã com distribuição de material sobre sintomas, diagnóstico e tratamento da doença.


“Quando eu recebi o diagnóstico pensei que fosse ficar em cadeira de rodas, pois tenho uma cunhada que sofre do mesmo problema e hoje não pode mais andar”, conta a comerciante Yonara Dias Pinto, 42, moradora do conjunto Cidade Universitária, em João Pessoa.  Ela lembra que descobriu a doença há três anos, depois de sentir formigamento, dormência e dificuldade para andar.

“Quando tive conhecimento do diagnóstico pensei que não iria poder cuidar  da minha filha, mas graças a Deus estou em tratamento e hoje me sinto uma pessoa normal”. A comerciante é atendida no Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba (Crem-PB), onde recebe acompanhamento médico e psicológico.

De acordo com a coordenadora do Crem-PB, a  neurologista Bianca Oliveira, a Paraíba tem 165 pessoas  portadoras da Esclerose Múltipla e, desse total, 115 são cadastradas no Centro. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, Funad, Associação Paraibana de Esclerose Múltipla e secretarias municipais de saúde, realiza busca ativa em toda a Paraíba com objetivo de identificar pacientes portadores da doença.
 

FONTE:http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20130902103928&cat=saude&keys=governo-realiza-campanha-sobre-esclerose-multipla

Nenhum comentário: