VOCÊ SABE LER OS RÓTULOS?

08 de junho de 2013 

NEM TODOS ENTENDEM AS INFORMAÇÕES DA EMBALAGEM
Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde apontou que 70% das pessoas leem os rótulos dos alimentos durante as compras. Mas metade não compreende adequadamente os significados das informações contidas nas embalagens. Entre outros pontos, os consumidores devem ficar atentos às necessidades energéticas, que variam de acordo com a idade, o peso, a altura, a atividade física e o sexo da pessoa, explica o nutrólogo André Veinert. Para não correr o risco de consumir nutrientes em excesso – ou de menos), conheça os principais pontos a serem avaliados nos rótulos dos alimentos.


SAIBA O QUE ESTÁ COMPRANDO

% VD

Significa Valor Diário e indica a quantidade de energia (calorias) e nutrientes que o alimento traz em relação a uma dieta média de 2 mil kcal.

VALOR ENERGÉTICO

São as famosas calorias (kcal). Representam a energia que nosso corpo produz a partir do consumo daquela porção de alimento.

CARBOIDRATOS

Atuam como fontes de energia, por isso é preciso consumir a quantidade adequada desse nutriente. São encontrados em pães, tubérculos, massas, farinhas e doces em geral.

PROTEÍNAS

Auxiliam a construir e conservar tecidos, órgãos e células, além de proporcionar uma sensação de saciedade. Carnes, leite e leguminosas contêm boas doses do nutriente.

Gorduras totais

Auxiliam no transporte de vitaminas A, D, E e K, mas o seu consumo deve ser moderado, pois aumentam o peso.

GORDURAS SATURADAS

Encontradas em produtos de origem animal, como carnes, queijos, leite integral e manteiga, aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

GORDURAS TRANS

Estão presentes em produtos industrializados como salgadinhos, bolachas, sorvetes e margarinas. Aumentam os riscos para o coração.

SÓDIO

Importante para a regulação hídrica e o desempenho do cérebro, se consumido em excesso pode causar retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial. Fonte: nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme
FONTE:http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a4163417.xml&template=3898.dwt&edition=22127&section=1028

Nenhum comentário: