ÀS VEZES É LÚPUS

29 de junho de 2013   

CONHEÇA A DOENÇA QUE VIROU BORDÃO ENTRE FÃS DE SERIADO E ASSUNTO DE NOVELA.


“It is not lupus” (“Não é lúpus”) se tornou um bordão que estampa até camiseta de alguns mais descolados. É uma brincadeira com o fato de que o doutor House, da série House M.D., sempre sugeria que os sintomas misteriosos de seus pacientes poderiam indicar essa doença autoimune – mas, no final, era sempre outra coisa. Agora, lúpus virou assunto também da novela Amor à Vida.

A variedade de sintomas e o fato de que pode se manifestar em qualquer órgão talvez explique por que lúpus era frequentemente uma possibilidade na série de TV. Os principais são mal-estar, febre, dor e inchaço nas articulações, queda de cabelo, feridas na boca, manchas na pele, entre outros.


A doença não tem cura, mas pode ser controlada


Existem dois tipos de lúpus. O primeiro, o eritematoso, atinge apenas a pele, provocando manchas avermelhadas em áreas mais expostas à luz solar, como braços, orelhas, rosto e colo. Já o segundo, o sistêmico, pode prejudicar coração, rins e pulmões.

– A incidência é mais comum em mulheres jovens, entre 20 e 45 anos, com maior frequência em mestiços e afrodescendentes – diz o reumatologista Gustavo Lamego de Barros Costa.

Rara, a doença pode surgir em qualquer época da vida e não tem cura. Ainda assim, é possível conviver com ela, desde que o paciente siga o tratamento. Segundo Barros Costa, o lúpus surge em qualquer fase da vida, sem motivos aparentes. Questões genéticas podem ou não influenciar o aparecimento da doença, mas, em geral, a causa ainda é desconhecida.

– Às vezes, há uma desregulação no sistema imunológico. Ele passa a atacar algumas células do organismo. É o que chamamos de doença autoimune. O lúpus não é causado por infecção ou bactéria, é o próprio organismo que o desenvolve – afirma.

 

RARA, MAS REAL

COMO SABER

 

A doença se manifesta de diferentes formas, podendo ser de maneira leve ou mais grave. Na maioria dos casos, surgem lesões na pele, especificamente nas bochechas e no nariz, formando um desenho semelhante ao de “asa de borboleta”. Além disso, muitos doentes têm sensibilidade à luz do sol. Alterações no sangue e dores ou inchaços nas juntas são comuns. Em casos mais graves, pode afetar os rins ou causar inflamações nas membranas do pulmão e do coração.

Gustavo Barros Costa explica que o diagnóstico é feito após uma análise criteriosa das manifestações apresentadas pelo paciente no exame denominado FAN (fator ou anticorpo antinuclear), obtido no exame de sangue.

– Quase 100% dos pacientes com lúpus têm o FAN positivo. Mas muita gente que tem o FAN positivo não necessariamente vai desenvolver a doença – explica.


COMO TRATAR

 

O lúpus não tem cura, mas, sim, controle. Segundo o médico, os remédios com corticoide, cloroquina e os imunossupressores são os mais indicados, mas a recomendação varia de pessoa para pessoa.

– O tratamento é à base de medicamentos que vão modular o sistema imunológico. Vai depender da manifestação de cada paciente – diz o médico.


Já os sintomas mais leves podem ser tratados com analgésicos e anti-inflamatórios. Segundo o Ministério da Saúde, dois medicamentos indicados para o lúpus – a azatioprina e a ciclosporina – são ofertados gratuitamente na rede pública.

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a4184697.xml&template=3898.dwt&edition=22264

Nenhum comentário: