TUBERCULOSE,DOENÇA SILENCIOSA

09 de julho de 2011



Ignorada e repleta de estigmas, a tuberculose ainda é uma das doenças respiratórias que mais matam no país.

Terceira causa de morte por doenças infecciosas, a tuberculose ainda é alvo de intensas campanhas do Ministério da Saúde. Apesar dos casos terem diminuído nas últimas décadas, o governo mantém a preocupação sobre a doença, responsável pela morte de 4,8 mil pessoas por ano no país. A grande luta é, ainda, para que seja feito o diagnóstico precoce da enfermidade e para que as pessoas que a adquirem completem o tratamento, que dura seis meses. Calcula-se que quase 10% dos 72 mil pacientes abandonem as medicações antes do recomendado.

O foco da campanha – veiculada desde março – são homens jovens, de 20 a 49 anos, faixa de idade com o maior número de ocorrências. Os esforços se concentram na prevenção da doença, para que pessoas contaminadas não disseminem o vírus. No Brasil, a tuberculose é a terceira causa de morte entre portadores do vírus da Aids. Apesar de ser a sétima economia do mundo, o país fica em 19º lugar no ranking dos 22 países que concentram 80% dos casos da doença em todo o mundo.

Cerca de metade da população brasileira acredita que a tuberculose não existe mais. Por isso, é preciso identificar a doença ao menor sinal – como tosse persistente por mais de três semanas. O diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção.

Ainda não há vacina para evitar a doença que funcione com eficácia para adultos maiores de 15 anos – embora já existam estudos em andamento. No entanto, crianças podem ser protegidas com a BCG, que deve ser tomada logo após o nascimento, de preferência ainda na maternidade. A vacina é muito efetiva para proteger a criança contra a tuberculose e principalmente contra algumas formas graves como a meningite tuberculosa, que pode acometer crianças pequenas.


Saiba mais
O QUE É?
> A tuberculose é causada por um microrganismo chamado bacilo de Koch, conhecido também pelo seu nome científico de mycobacterium tuberculosis. Apesar de atingir principalmente os pulmões, pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
CAUSAS E FORMAS DE CONTÁGIO
> Baixa imunidade, desnutrição, alcoolismo, tabagismo e doenças imunossupressoras, como a Aids, favorecem o aparecimento da tuberculose.
> A bactéria que causa a doença espalha-se pelo ar através da fala, tosse ou espirro de pessoas portadoras de tuberculose e que não estão em tratamento.
SINTOMAS
> Tosse seca e contínua, sobretudo no início do quadro.
> Tosse com catarro quando a doença evolui.
> Febre baixa, geralmente no final da tarde.
> Suores noturnos.
> Perda de apetite e perda de peso.
> Fraqueza, cansaço e prostração.
> Em casos mais graves, há dificuldade para respirar, dor no peito e tosse com pus e/ou sangue.
DIAGNÓSTICO
> Inclui exame clínico e pode incluir radiografia de tórax e investigação da presença do bacilo no organismo.
TRATAMENTO
> A cura da doença exige que o tratamento (disponível em postos de saúde) seja feito até o final.
PREVENÇÃO
> Crianças devem tomar a BCG nos primeiros meses de vida. Para adultos, ainda não existe vacina eficaz.

Nenhum comentário: