PROBLEMAS PSICOLÓGICOS PODEM AFETAR NA HORA H

08/07/2011


Mesmo não sendo muito conhecida a anejaculação - ausência total do esperma - além de motivos orgânicos pode ser desencadeada por fatores psicológicos.

Anejaculação é a ausência total de expulsão de esperma das vias genitais no homem que tem uma excitação sexual normal, ou seja, tem orgasmo e sente prazer, no entanto não existe emissão do líquido seminal. Enquanto que a ejaculação retardada é simplesmente a dificuldade que tem alguns homens em ejacular de uma excitação forte. As causas de anejaculação podem ser orgânicas ou psicológicas.

As orgânicas podem estar relacionadas com a diabetes avançada, lesões da medula espinhal, processos cirúrgicos da pelves ou abdome, tumores, Esclerose Múltipla, Parkinson, traumatismos severos , uso de medicamentos psicofarmacos - especialmente antidepressivos, anti-hipertensivos -, beta-bloqueadores, atenolol, propranolol, antiandrogenos como ciproterona de uso em patologias prostática, alcoolismo e abusos de tóxicos, problemas hormonais (deficit de testosterona e DHEA, que é o precursor da androstenediona, testosterona e estrógeno e que é convertido em androgênio - hormônio masculino).

No orgasmo anejaculatório existe o orgasmo, se tem a sensação, mas não há saída do esperma. Em alguns casos pode ser que não haja sêmem por algum problema na próstata (em geral as cirurgias da próstata benignas - onde o sêmem vai para a bexiga e depois eliminado na urina, também chamadas de ejaculação seca ou retrógadas - ou malignas -, onde se retira a vesícula seminal e ampolas dos deferentes, não havendo a presença de sêmem) ou por estar obstruídos os tubos que conduzem o líquido seminal das ampolas dos deferentes ou da vesícula seminal até a uretra. Mas em todos estes casos são claros os antecedentes e de todos os modos se impõe um estudo clínico, urológico, sexológico e neurológico (paraplegias).

As psicológicas podem estar associadas a depressão, transtornos de ansiedades, fobias, astenia, aversão sexual, personalidades obsessivas e transtorno obsessivo compulsivo. Em geral estes pacientes vivem em um estado de ansiedade e exigência agudizando o quadro clínico impedindo-os de relaxar-se e desfrutar de maneira calma e prazenteira o encontro amoroso.

A anejaculação deve ser diferenciada da ejaculação retardada, onde o homem não atinge o orgasmo, e via de regra, está associada a fatores psicológicos. Na ejaculação retardada o homem pode não atingir o orgasmo durante o intercurso sexual, mas pode obtê-lo mediante masturbação.

O tratamento deve começar pela investigação urológica de possíveis causas orgânicas e tratá-las quando possível. Se o paciente está usando medicamentos que tenham como efeito adverso a inibição do reflexo ejaculatório, deverá discutir com seu médico a possibilidade de interromper ou mudar o tratamento. Se o homem é capaz de ejacular por masturbação ou por sonhos eróticos, uma causa orgânica está praticamente descartada e ajuda de um terapeuta sexual está indicada.

Celso Fernandes Junior - urologista (Londrina)

Nenhum comentário: