16 de julho de 2011
Uma ginecologista norte-americana jamais esqueceu de uma paciente, que planejava seu casamento enquanto estava deitada, nua, em sua mesa de exame.– A cada 15 segundos, ela atendia o telefone e falava sobre os detalhes da festa – lamenta.O exemplo, embora extremo, ilustra o que ocorre nos consultórios médicos. A jornalista Célia Ribeiro, expert em etiqueta, aconselha:– Uma consulta começa já em casa, reunindo de véspera os exames para evitar atrasos. Evite perfumes, que ficam impregnados na sala de espera, e evite conversar sobre doenças. As revistas geram assuntos agradáveis, mas não recorte sem autorização.
Veja mais dicas do que evitar nesse momento.1 - Falar ao celular
O assunto de agora é sua saúde. Outras chamadas podem esperar. Desligue-o ou deixe no modo silencioso. Na sala de espera, vale a mesma regra: ainda mais que a maioria das pessoas está impaciente, querendo ser atendida logo, e ninguém está a fim de escutar a conversa de ninguém. Se for urgente, atenda o telefone com cuidado, dizendo que liga em seguida, e se for demorar, saia da sala por um instante.
2 - MentirSe você é gay, fale. Se você fuma, não negue. Se toma uma garrafa de vinho toda noite, seu médico precisa saber. Os médicos não saem espalhando a notícia por aí, não se preocupe. Falar a verdade é uma questão de bom senso: como alguém vai prescrever um medicamento, pedir exames ou dar orientações com base em informações falsas?
3 - Ser evasivo sobre seus sintomas
É uma dor súbita ou constante? É coceira ou queimação? As respostas ajudam seu médico a fazer o diagnóstico correto. Mas nem sempre você consegue fazer isso direito.– Você deve descrever a localização exata, quão intensa era a dor, o que provocou isso e quanto tempo durou – ressalta Nieca Goldberg, da Universidade de Nova York (EUA).Uma boa dica é, antes da consulta, descrever suas dores e outros sintomas num papel. Use esse tempo, também, para refletir sobre as perguntas que você quer fazer.
4 - Omitir informações importantes
Antes de marcar a consulta, especifique se sua orelha dói, o joelho incomoda quando você corre ou você tem um terçol no olho. Dê todos os subsídios para que o seu médico entenda a razão de sua visita de forma eficiente.
5 - Esconder suas expectativas sobre a consulta e sobre o tratamento
Se você tem certas esperanças ou expectativas – por exemplo, de que o médico retire uma pinta ou receite alguns antibióticos – diga-lhe isso. Ele poderá, então, te explicar se suas expectativas são realistas e se você sairá do consultório mais feliz e informado.– De vez em quando, os pacientes estão fora da realidade, como a mulher de 44 anos que pretende engravidar em apenas uma tentativa de fertilização in vitro – exemplifica Jamie Grifo, diretor do Centro de Fertilidade da Universidade de New York.
6 - Omitir que toma um medicamento
Os pacientes devem trazer uma lista de medicamentos que estão tomando. Se você toma suplementos, uma boa dica é levá-los à consulta, já que eles não são padronizados como os remédios prescritos. Seu médico vai querer ver todos os ingredientes contidos.
7 - Ficar constrangido em fazerperguntas e ir embora preocupado
Se você ainda possui uma pergunta na cabeça, faça-a, mesmo que você ache que o médico esteja com pressa. Se você está preocupado que sua dor de cabeça possa ser um tumor cerebral, exponha sua dúvida mesmo que soe como um hipocondríaco.
8 - Esquecer de levar seus registros médicos ou exames
Mesmo que hoje tenhamos internet e telefones inteligentes para enviar registros médicos para lá e para cá, sabemos que a tecnologia às vezes falha. Por isso, a menos que você tenha absoluta certeza de que seu médico já possui seus registros e exames, leve cópias à consulta.
9 - Ter medo de discordar do médico
Se seu médico preescreve um antidepressivo e você discorda, confronte-o em vez de jogar a receita fora no minuto em que sair do consultório.Caso você não concorde com o tratamento sugerido e está pensando em não segui-lo, avise de cara: senão ambos estarão perdendo tempo.
10 - Desrespeitar o tratamento
Este é tópico é o mais básico de todos. Seguir o tratamento você concordou em fazer no consultório, em frente ao médico, deve ser uma máxima.
Caso você não tenha obedecido as recomendações, diga. Os médicos não vão brigar com você: eles só precisam da informação correta e precisa, sempre.
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