SANOFI-AVENTIS VENDE DERMIK À VALEANT

12/07/11



A farmacêutica francesa Sanofi-Aventis vai vender a sua divisão de produtos para o cuidado da pele Dermik à canadiana Valeant Pharmaceuticals por 425 milhões de dólares (298,2 milhões de euros) em cash, sendo a última gigante do sector farmacêutico a aderir à tendência de alienação de activos não estratégicos.


A companhia gaulesa indicou ontem, em comunicado separado, que os testes de fase final do seu medicamento experimental contra a Esclerose Múltipla Lemtrada, que herdou através da aquisição da empresa biotecnológica norte-americana Genzyme, foram positivos em termos de redução da taxa de reincidência desta doença neurológica. Recorde-se que a Sanofi já tinha afirmado que pretendia desfazer-se da sua unidade de dermatologia nos EUA e no Canadá, responsável por tratamentos para o acne e para as rugas faciais, entre outros.


"A nossa estratégia assenta nas nossas plataformas de crescimento e na inovação", declarou a propósito o CEO da Sanofi, Christopher Viehbacher. "Este desinvestimento permite-nos racionalizar o nosso portefólio e melhorar o foco nos negócios core", explicou ainda o responsável.


"As operações de fabrico baseadas em Laval (Canadá) e as nossas equipas de trabalho de campo vão beneficiar com a presença mais forte da Valeant no segmento da dermatologia", concluiu Christopher Viehbacher.


Por outro lado, o tratamento para a Esclerose Múltipla Lemtrada é um dos principais candidatos à entrada em comercialização do pipeline da divisão Genzyme, com o potencial sucesso do medicamento a ser acompanhado de perto pelos detentores de Direitos de Valor Contingente (CVR), emitidos aos accionistas da companhia norte-americana no quadro do acordo de aquisição. Sublinhe-se que a Sanofi espera candidatar-se à aprovação do alemtuzumab (Lemtrada) por parte dos reguladores dos EUA e da União Europeia (UE) para o tratamento da Esclerose Múltipla já no início do próximo ano, tendo assegurado tramitação rápida por parte da FDA, nos EUA.

Nenhum comentário: