CIRURGIÕES USAM CÉLULAS-TRONCO PARA REALIZAR O 1º TRANSPLANTE DE TRAQUEIA ARTIFICIAL DA HISTÓRIA

08.07.2011 


Cirurgiões ligados ao Hospital Universitário Karolisnka, em Estocolmo, realizaram a 1ª cirurgia de traqueia artificial da história da medicina. O beneficiado com o novo órgão é um homem de 36 anos que lutava contra um câncer. Ele estava realizando seu doutorado na Islândia.

A traqueia artificial foi criada a partir de células tronco, retiradas da medula espinhal do paciente. O procedimento consiste em, fazer um modelo em 3D da traqueia do doente. O modelo é transformado numa espécie de molde em vidro e depois embebido em uma solução de células tronco do paciente. As células estaminais se reproduzem e adquirem a forma do molde, que posteriormente é removido.

Segundo os especialistas o procedimento é rápido e pode ser concluído em apenas uma semana.

Diferente dos transplantes comuns, cirurgias com células tronco não apresentam risco de rejeição, já que utilizam células do próprio paciente.

A duração total da cirurgia foi de 12 horas. Segundo o médico responsável pela intervenção, o primeiro passo foi retirar o tumor da traqueia original do paciente. Depois foi realizada a substituição da traqueia, pelo órgão artificial criado em laboratório.

Macchiarini considera esta operação revolucionária: “trata-se de uma traqueia sintética. O mais importante é que se pode ter uma quase imediatamente, não há atrasos porque esta técnica não depende de doadores humanos”. Agora, ele pensa em repetir a técnica em uma criança coreana de apenas nove meses, que nasceu com malformação da traqueia.

Nenhum comentário: