O QUE ACONTECE COM A SUA COLUNA QUANDO VOCÊ ENVELHECE?

Osteoporose30/06/2013

A prevenção da osteoporose e de suas complicações subsequentes pode prevenir muitos dos problemas de coluna na terceira idade.
Entenda quais são os principais problemas enfrentados na coluna durante a velhice e como funcionam os tratamentos.


O processo de envelhecimento provoca alterações na coluna vertebral, o que pode levar a uma variedade de condições que podem requerer tratamento.

Alguns destes problemas podem ser causados, ou, pelo menos, agravados pela presença de vértebras fracas. Outros são causados pelo processo natural de envelhecimento. Enquanto a dor em várias áreas da coluna vertebral pode ser um incômodo, problemas neurológicos, tais como fraqueza e dormência requerem avaliação e tratamento urgente e minucioso para evitar graves ou permanentes perdas de função — afirma o neurocirurgião Eduardo Iunes, especialista em coluna.

O médico destaca que a prevenção da osteoporose e de suas complicações subsequentes pode prevenir muitos dos problemas de coluna na terceira idade. 

A manutenção de um bom grau de condicionamento físico e de força muscular, bem como a prevenção e o tratamento da osteoporose é essencial na gestão das mudanças na coluna que ocorrem com o processo de envelhecimento — destaca Iunes.


Entenda a osteoporose e as fraturas por compressão


A osteoporose é uma diminuição da massa óssea, mais frequentemente observada nas mulheres no período pós-menopausa. Trata-se uma diminuição não só dos componentes minerais, tal como cálcio e fósforo, mas também no que se denomina o componente orgânico, como a proteína do osso. 

Cerca de 15 a 20 milhões de pessoas têm osteoporose e mais de um meio milhão sofrem fraturas de coluna vertebral devido à osteoporose a cada ano. Estas fraturas podem ocorrer com um mínimo de traumas ou nenhum. A osteoporose grave pode causar fraturas por compressão na coluna, assim como fraturas nos pulsos e quadris. Fraturas por compressão usualmente resultam em incapacitação prolongada— explica o médico.

A dor nas costas é o sintoma mais comum das fraturas por compressão, raios-x podem mostrar fraturas em cunha ou compressão das vértebras. Uma ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada também podem ser necessárias para avaliar melhor estas fraturas. 

É muito importante confirmar o diagnóstico de osteoporose porque sintomas semelhantes ocorrem em outras condições, tais como infecções, outras doenças ósseas metabólicas e tumores ósseos benignos ou malignos. A extensão da osteoporose pode apenas ser estimada por meio de uma radiografia simples, mas deve ser confirmada por meio de testes específicos de densidade óssea — afirma o neurocirurgião.


Tratamento


A maior parte das fraturas da coluna vertebral devido à osteoporose é tratada com sucesso apenas com medicamento para controlar a dor, mas a osteoporose subjacente também deve ser tratada, uma vez que é a verdadeira causa do problema. 

O tratamento da osteoporose em si está evoluindo rapidamente. Combinações de cálcio, vitamina D e estrogênio são controversos. A calcitonina é usada em alguns casos para inibir o colapso de minerais no osso, o fluoreto também tem sido tentado, numa tentativa de aumentar a massa óssea. Mais recentemente, drogas da família dos bisfosfonatos têm sido utilizadas para ajudar a manter e possivelmente aumentar a massa óssea — diz Iunes.
 
Além de medicamentos, outros dispositivos, tais como coletes podem ajudam a controlar a dor e a impedir que a deformidade se agrave. Apesar das órteses normalmente não corrigirem as fraturas ósseas, elas dão suporte à coluna vertebral e podem diminuir os espasmos musculares secundários.

Em alguns casos de fraturas por compressão, uma cirurgia de coluna pode ser necessária para controlar a dor, melhorar a deformidade ou descomprimir as raízes dos nervos e da medula espinhal. 

Novas técnicas para tratar as dores das fraturas por compressão incluem a vertebroplastia e a cifoplastia — ressalta o especialista em coluna.

A vertebroplastia é um procedimento minimamente invasivo projetado para aliviar as dores das fraturas por compressão. Além de aliviar a dor, os corpos vertebrais que estão enfraquecidos, mas ainda não estão fraturados, podem ser fortalecidos, prevenindo problemas futuros.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/06/o-que-acontece-com-a-sua-coluna-quando-voce-envelhece-4184465.html

 

Nenhum comentário: