LUA CHEIA FAZ PESSOAS DORMIREM MENOS E PIOR, DIZ ESTUDO

Sossega, lobisomem!    26/07/2013

Participantes do estudo também garantiram sentir menos os efeitos do descanso.
Voluntários foram controlados em duas noites distintas e não estavam conscientes do ciclo da Lua.


Primeiro pesquisadores americanos afirmam que a Lua cheia reduz os riscos de morte em cirurgias cardíacas. Agora, na mesma semana, foi a vez de cientistas suíços confirmarem uma crença popular: quando há lua cheia, dormir profundamente se torna uma tarefa muito mais difícil, mesmo que nosso satélite natural sequer esteja à vista.

Os resultados de um estudo realizado em 33 voluntários foram publicados na revista Current Biology e mostraram que, durante o período de Lua cheia, as pessoas demoram mais a pegar no sono e permanecem adormecidos por menos tempo.

Os voluntários foram controlados em duas noites distintas e não estavam conscientes do ciclo da Lua durante o período que passaram no laboratório de sono. Quando a Lua estava cheia, as pessoas dormiram uma média de 19 minutos a menos e levaram cinco minutos a mais para dormir que quando havia lua nova. 

- O ciclo lunar parece influenciar o sono dos humanos, inclusive quando a pessoa não 'vê' a Lua e não está consciente da fase lunar - afirma Christian Cajochen, do Hospital Psiquiátrico da Universidade de Basileia. 

Os estudantes que participaram do estudo também garantiram sentir menos os efeitos do descanso e apresentaram níveis mais baixos de melatonina, o hormônio que regula os ciclos do sono e vigília, durante a Lua cheia. 

- Que nós saibamos, este é o primeiro relatório da influência da lua nos parâmetros objetivos do sono - afirmam os pesquisadores, que sugerem mais pesquisas para determinar se a Lua também tem efeitos mensuráveis no ânimo e o rendimento mental das pessoas. 

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/07/lua-cheia-faz-pessoas-dormirem-menos-e-pior-diz-estudo-4213285.html


 

Nenhum comentário: