ENTENDA O QUE ACONTECE COM O CORPO HUMANO NO INVERNO

Especialista explica    31/07/2013

Devido a baixa temperatura externa, o organismo precisa aumentar a temperatura e enviar a energia para os locais mais vitais.
Tremores, lábios rachados, pelos arrepiados são algumas das reações do corpo em temperaturas mais baixas.


Durante o inverno, o corpo humano tem necessidade de armazenar mais calorias. Por isso, quando a temperatura é baixa a fome aumenta, o corpo treme e ficamos mais propensos a ter a pele mais ressecada, assim como os lábios. De acordo com a clínica geral Lígia Raquel Brito, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, o organismo se articula para equilibrar a temperatura natural do corpo sem prejudicar os órgãos vitais.

— Tremer quando se sente muito frio, por exemplo, é uma reação do corpo que tenta manter a temperatura média de 37ºC. O ato de tremer movimenta os músculos, que por sua vez contraem os vasos sanguíneos o que gera calor e aumenta a temperatura do corpo — explica Lígia. 

Vejam algumas curiosidades do corpo durante o inverno:


Lábios rachados 


Os lábios são semimucosas, uma pele mais fina que não tem glândulas sebáceas, o que o torna mais sensível às agressões do frio e vento sem proteção natural. Além disso, há o ato de passar a língua com saliva e morder os lábios podem contribuir para o ressecamento.


Mais vontade de urinar 


Urinar, respirar e suar são meios que o organismo utiliza para eliminar água e outros resíduos do corpo. Nesta época do ano, transpiramos menos por conta da vasoconstrição que a pele realiza para não perder calor, mas a quantidade de urina que produzimos tem também relação com a quantidade de água que ingerimos.


Pelos do corpo arrepiados 


O arrepio serve para afastar o ar frio da pele. Quando o ambiente está frio ocorre perda de calor da pele e pequenos músculos na raiz do pelo são ativados e ficam arrepiados.


Vontade de comer mais doce


No frio, o gasto energético do organismo é maior para manter o metabolismo e temperatura do corpo. O aumento da fome é o organismo pedindo mais energia. 


Pele rosada 


Em temperaturas baixas, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e sem circulação de ar o que resseca a pele. A exposição a vírus e bactérias no frio também podem deixar a pele mais rosada. Ambas as situações aumentam a vasoconstrição da pele e junto com a pele ressecada ocorre a hiperemia da face. Hiperemia é o aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local, ocasionado pelo aumento do número de vasos sanguíneos funcionais. 


Dor de garganta

 
Na boca, existem microorganismos que não causam doenças, porém com a baixa temperatura e a baixa umidade do ar podem se multiplicar e causar infecção e dor de garganta. Além disso, no frio ficamos em ambientes fechados sem circulação de ar e mais expostos a transmissão, o que possibilita a proliferação de vírus e bactérias. Por isso é importante, mesmo no inverno, ingerir água e manter o ambiente com ar circulando.


Frio nos pés 


Devido a baixa temperatura externa, o organismo precisa aumentar a temperatura e enviar a energia para os locais mais vitais, como cérebro, coração, pulmão e outros órgãos internos. Desta forma, as extremidades do corpo, como pés e mãos tem menor quantidade de energia ficam gelados.


Pele mais ressecada 


A pele perde calor com a baixa temperatura e nível de umidade aliada a pouca ingestão de água, a pele perde calor, umidade e também há uma menor produção de sebo na face. Além disso, no frio tomamos banho mais quente, o que diminui a proteção natural da pele.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/07/entenda-o-que-acontece-com-o-corpo-humano-no-inverno-4218637.html

 

Nenhum comentário: