COLESTEROL ALTO PODE AUMENTAR O RISCO DE AVC

Previna-se    25/06/2013
 
Acúmulo de gordura nas artérias está entre os fatores que levam ao problema.


O colesterol —mais especificamente, o “ruim” (LDL) — já é conhecido como um dos grandes vilões do coração. Mas o acúmulo de gordura nas artérias também pode ser responsável por um mal que somente no Brasil causa cerca de 180 mil internações por ano, segundo dados do Ministério da Saúde: o acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame. 

Segundo a neurologista Gisele Sampaio Silva, meurologista e professora da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, o AVC é mais frequente em pessoas com idade avançada, mas hipertensos, fumantes, diabéticos, sedentários e indivíduos com colesterol alto também fazem parte do grupo de risco. 

— A taxa elevada de colesterol LDL é um fator de risco para o AVC isquêmico — observa a especialista. 

OAVC apresenta sintomas como perda repentina da força muscular ou da visão, dificuldade de comunicação oral, tonturas, formigamento num dos lados do corpo e alterações da memória. A fibrilação atrial (FA), um tipo muito comum de arritmia cardíaca, é uma doença que aumenta o risco de formação de coágulos no coração, que seguem para o cérebro, causando o AVC isquêmico. Níveis elevados de colesterol do sangue podem contribuir para a aterosclerose, uma doença inflamatória crônica que leva à obstrução das artérias pelo acúmulo de lípides (principalmente colesterol) em suas paredes. 

— Se um coágulo for formado na artéria carótida interna (artéria localizada no pescoço) sobre uma placa de aterosclerose, o risco de AVC isquêmico é grande — informa a neurologista.

O controle dos níveis do colesterol é apenas uma das medidas que as pessoas devem tomar para prevenir o derrame. 

— Colesterol elevado, hipertensão, diabetes são comorbidades que aumentam o risco do acontecimento do AVC. Vale ressaltar que os indivíduos que possuem pais ou avós que já tiveram AVC precisam redobrar os cuidados — alerta Gisele. 


Veja como se prevenir do AVC


Ações preventivas reduzem a chance de um AVC. O controle dos níveis de colesterol é fator fundamental. Realizar check-ups regularmente, estar em dia com os exames médicos e efetuar mudanças no estilo de vida são atitudes necessárias para uma vida saudável. Confira:

—* Mantenha a pressão arterial sob controle

—*
Evite o consumo de sal em excesso


—* Modere a ingestão de bebidas alcoólicas


—*
Não fume


— *
Controle o peso


—*
Tenha uma alimentação saudável: evite gorduras saturadas (encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carne vermelha, derivados do leite e ovos) e frituras


—* Coma bastante frutas, verduras e fibras


— *
Pratique exercícios físicos regularmente


—*Evite o estresse: faça atividades relaxantes como uma caminhada ao ar livre, conversar com amigos, passear 


FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/06/colesterol-alto-pode-aumentar-o-risco-de-avc-4180612.html


Nenhum comentário: