FISIOTERAPEUTA DÁ DICAS PARA DIABÉTICOS EVITAREM LESÕES NOS PÉS

Inverno e verão21/09/2012 

Evitar escalda-pés e passar protetor solar estão entre as recomendações.

 

 

No inverno, evite escalda-pés e mantas térmicas. No verão, não esqueça do protetor solar. Essas são algumas dicas para que diabéticos — normalmente sensíveis nas extremidades do corpo em razão de má circulação sanguínea — mantenham-se livre de lesões nos pés que podem evoluir perigosamente em razão da doença.

Os diabéticos podem sofrer lesões graves, como queimaduras e feridas, sem perceber — afirma a fisioterapeuta Tânia Fleig, do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur.

Segundo ela, o ideal para manter pés aquecidos é exercitar os dedos e os tornozelos para aumentar a circulação sanguínea. Além do uso de cobertores, meias e mantas, é importante prestar atenção se há mudanças na temperatura e coloração da pele, pois isso pode indicar problemas circulatórios.

E quando os dias estiverem muito quentes, é recomendado o uso de protetor solar no dorso e na sola dos pés para evitar queimaduras.

Outras dicas importantes para os diabéticos, de acordo com a fisioterapeuta são: 

::: Procure caminhar com um calçado adequado e confortável e em superfície plana, na tentativa de manter a boa circulação.

::: Evite cruzar as pernas quando estiver sentado, pois isso dificulta a circulação do sangue nos pés.

::: Se for viajar, evite ficar sentado por muito tempo para que o sangue circule com mais facilidade.

::: Se possíevl, mantenha um bom controle glicêmico, que se dá com uma boa dieta alimentar e a medicação adequada.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/09/fisioterapeuta-da-dicas-para-diabeticos-evitarem-lesoes-nos-pes-3893098.html

Nenhum comentário: