ATCHIM!

22 de setembro de 2012

Nova estação favorece desde gripes até rinites, e exige cuidados.

 

Hoje, às 11h49min, o inverno chega ao fim. Porém, isso não significa que os dias serão de sol e tempo bom – o que significa que os cuidados com a saúde devem ser redobrados mesmo na nova estação. Segundo o meteorologista Cléo Kuhn, da Central de Meteorologia, os gaúchos devem se preparar para dias úmidos e cinzentos.

A previsão é de um início de primavera chuvoso, com predomínio de dias úmidos e nublados – avisa.

Além da maior chance de ter gripes e resfriados, a estação favorece a piora dos quadros de infecções respiratórias. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% a 40% da população mundial sofre de doenças alérgicas, sendo que 300 milhões de indivíduos têm asma e 400 milhões são afetados anualmente pela rinite alérgica, fator de risco para a asma.

A imunologista Regina Watanabe Di Gesu diz que as características climáticas do Rio Grande do Sul colaboram para a alta incidência de alergias:

O clima úmido facilita a proliferação dos ácaros e dos fungos, responsáveis por crises alérgicas.

Gripe ou resfriado?

No Brasil, gripe e resfriado são usados como sinônimos. A confusão em identificar o que é gripe, ou não, acaba por dificultar o diagnóstico. A gripe é transmitida pelo vírus influenza e seus sintomas são febre alta, entre 38ºC e 40ºC, dores no corpo, tosse contínua e seca, dor na garganta e na parte torácica e obstrução nasal. O tempo de duração da gripe, geralmente, vai de três a 21 dias. O resfriado também é transmitido por vírus, mas é mais benigno do que a gripe, vem acompanhado de coriza, a dor é inexistente, a temperatura não passa dos 38ºC e costuma durar de cinco a 10 dias, com variações.

Olavo Mion, professor de Otorrinolaringologia da USP, afirma “que espirrar não significa que a pessoa está gripada ou resfriada: pode ser uma reação alérgica provocada pela mudança de temperatura ou a resposta do organismo a algum corpo estranho nas vias aéreas”.



Nenhum comentário: