Sparky Jaw: pesquisando neuralgia do trigêmeo


Sempre chamei de 'mandíbula faiscante'. Desde criança sentia uma dor incrível na mandíbula. Parecia que um cacto elétrico estava apunhalando meu rosto por dentro. Esse sentimento ia e vinha sem rima ou razão. Achei que isso fosse normal. Eu vi e ouvi sobre como é a sensação de morder um limão ou provar algo azedo. As pessoas faziam caretas e falavam sobre a sensação em suas mandíbulas. Para mim, eles estavam sentindo a mesma coisa que eu. Não era verdade então e não é verdade agora.

O que é neuralgia do trigêmeo (TN)?

Eu estava tendo neuralgia do trigêmeo (TN) sem saber. A TN é definida como “uma condição de dor crônica que afeta o nervo trigêmeo ou quinto nervo craniano, um dos nervos mais amplamente distribuídos na cabeça ... A forma típica ou" clássica "da doença (chamada de" Tipo 1 "ou TN1) causa uma dor extrema, esporádica, repentina em queimação ou dor facial semelhante a um choque, que dura de alguns segundos a até dois minutos por episódio. ” 1 Minha mandíbula faiscante de toda a vida tinha um nome verdadeiro e era um sintoma de minha ESCLEROSE MÚLTIPLA.


A neuralgia do trigêmeo está ligada à EM?

Eu descobri sobre a TN da mesma forma que aprendi sobre meus outros sintomas estranhos de EM : Google. Depois de ser diagnosticado, criei um atalho que poderia usar em uma pesquisa no Google. Quando digito “multisc”, as palavras ESCLEROSE MÚLTIPLA ficam entre aspas. Em seguida, acrescentaria “e” mais qualquer sintoma que possa sentir. Imagine minha surpresa quando minha pesquisa por “mandíbula faiscante” retornou um resultado real. A ESCLEROSE MÚLTIPLA é um tipo estranho de doença crônica ! Como pode afetar qualquer parte do corpo, a ESCLEROSE MÚLIPLA pode ser considerada a causa de uma variedade de sintomas.


Eu não deveria ter ficado boquiaberto, por assim dizer, com essa nova informação. Costumo ser uma pessoa que não olha para a esclerose múltipla como uma explicação para as doenças. Não consegui obter ajuda para problemas devido a essa falha. Eu poderia ter aprendido mais sobre TN mais cedo se soubesse que o tinha.


Minha jornada de pesquisa TN

Assim que descobri o termo “neuralgia do trigêmeo”, li o máximo que pude. Certifiquei-me de não apenas ler os primeiros resultados do Google e evitei anúncios, exibidos com destaque ou não. Eu queria informações boas e sólidas que eu pudesse usar para entender melhor o que tinha acontecido em toda a minha vida. Pesquisar é a parte mais fácil de aprender sobre algo. O verdadeiro trabalho consiste em decifrar o que são dados bons e o que não são. Não tive problemas com TN porque é raro o suficiente não solicitar a atenção da turba de desinformação.


Aprendi muito sobre essa doença dolorosa, desde o que significa exatamente ter até os tipos de tratamentos disponíveis. A pesquisa tem sido minha amiga desde o primeiro dia e continua até hoje. Isso não apenas me ajudou a entender a esclerose múltipla como um todo, mas também me orientou a descobrir mais sobre meu próprio corpo e as coisas estranhas que acontecem, como a neuralgia do trigêmeo.


Avançando com conhecimento

Infelizmente, não há cura real para a neuralgia do trigêmeo. Embora esta seja uma notícia um tanto devastadora, estou confortado pelo fato de que sei mais sobre TN. Eu nunca soube que era uma condição médica e parte da manifestação da esclerose múltipla. Ter esse conhecimento me fortaleceu . Eu recomendaria sinceramente que nós, como pessoas que vivem com esclerose múltipla, continuemos a pesquisar nossa doença. Não apenas pesquise em um nível teórico, mas em um pessoal, examinando o que nos aflige. Você pode ter uma surpresa como a minha ou apenas ser mais educado. Eu fiz as duas coisas e agora a TN é um sintoma com o qual posso conviver porque sei mais.


Você descobriu um sintoma de EM da mesma maneira? Eu estaria interessado em saber.


FONTE:https://multiplesclerosis.net/living-with-ms/trigeminal-neuralgia?utm_source=weekly&utm_medium=email&utm_campaign=83fca189-823f-4ef2-842e-e7df9d409a83&utm_confid=sovifjrls&aGVhbHRoIHVuaW9uIGJsYWg=15dab67f8f9bd43cb0f11b19e56192d3188d012161f1cf1e3693ee7fae811c46

Nenhum comentário: