Associações de doenças neurológicas assinam protocolo para partilha de serviços em Portugal.

 04/06/2021 

Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM)

Alzheimer Portugal

Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk)

Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA)

MiGRA Portugal Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias

A Alzheimer Portugal, a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA), a MiGRA Portugal - Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias e a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), assinam hoje um protocolo de cooperação e partilha de serviços. 

O acordo pretende estreitar relações institucionais, partilhar informação, promover eventos conjuntos e capacitar profissionais.


Para o presidente da SPEM, Alexandre Guedes da Silva, “a necessidade de chegar a mais pessoas, de partilhar conhecimento e boas-práticas, ser mais eficiente, sempre com foco nas pessoas cuidadas e apoiando quem cuida, leva-nos a esta iniciativa que, sem aumento de custos, com continuidade na melhoria e grande dedicação, une-nos na obrigação de contribuir para a eficiência de apoiarmos mais e a eficácia de o fazer racionalizando recursos.”


Numa ótica de otimização das respetivas capacidades instaladas e de utilização eficiente de recursos, estas cinco entidades parceiras comprometem-se a acolher os associados/utentes das restantes para lhes prestar informações, formação, apoio social e vários serviços clínicos.


“É de extrema importância a colaboração e a união entre associações, que permitirá melhorar o apoio prestado aos doentes neurológicos e contribuir para tornar as doenças neurológicas uma prioridade. Unindo esforços e trabalhando em conjunto, poderemos fazer mais e melhor pelos doentes e pelos seus familiares”, frisa a presidente da MiGRA Portugal, Madalena Plácido.


Em concordância, a presidente da APDPk, Ana Botas, considera que “partilhar informações e potenciais recursos é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças neurológicas e seus familiares.”


A presidente da direção nacional da Alzheimer Portugal, Manuela Morais, e a diretora executiva da APELA, Teresa Moreira, estão igualmente satisfeitas com esta colaboração, acreditando que, com a união de esforços e a colaboração de todos para um fim comum, será possível lutar pelos direitos destes doentes de uma forma mais capaz e sustentável.


FONTE:https://www.jornalmedico.pt/atualidade/41130-associacoes-de-doencas-neurologicas-assinam-protocolo-para-partilha-de-servicos.html

Nenhum comentário: