Hospital Mãe de Deus inaugura Emergência Cardioneurológica nesta terça-feira

 14/06/2021 

Abertura do espaço está relacionada à necessidade de oferecer atendimento imediato para pessoas em situações como o início de um enfarte ou a possibilidade de um AVC

Setor receberá pacientes que tenham convênios ligados à instituição ou particulares durante 24 horas, sete dias por semana


O Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, lançará nesta terça-feira (15) um novo espaço destinado exclusivamente ao atendimento de pessoas com sintomas cardíacos ou neurológicos. Chamado de Emergência Cardioneurológica, o setor receberá pacientes que tenham convênios ligados à instituição ou particulares durante 24 horas, sete dias por semana.


A abertura do espaço está relacionada à necessidade de oferecer atendimento imediato para pessoas em situações como o início de um enfarte ou a possibilidade de um acidente vascular cerebral (AVC), a fim de reduzir danos e salvar vidas. O serviço exclusivo tem ainda como objetivo proporcionar segurança àqueles que têm receio de procurar por uma emergência em razão da pandemia de covid-19. 


— Queremos ressaltar para as pessoas que tempo é crucial no atendimento desses casos. Que o atendimento no menor tempo possível salva vidas, diminui danos. Por isso, ao menor sinal, elas devem procurar ajuda médica. E agora, no Mãe de Deus, elas terão um espaço exclusivo para se direcionar — afirma o diretor-geral da instituição, Rafael Cremonese. 


Os pacientes que estiverem apresentando sintomas compatíveis — como tontura atípica, dor de cabeça abrupta e fora do padrão, perda de forças, dificuldade de fala, redução do nível de consciência e restrição na movimentação de um dos braços — e se dirigirem à Emergência Cardioneurológica a partir desta terça, serão atendidos por cardiologistas e neurologistas, sem a necessidade de triagem clínica. 

Equipe de profissionais do novo espaço possui tecnologia de ponta disponível para as ações mais urgentes


Além disso, a equipe de profissionais do novo espaço possui tecnologia de ponta disponível para as ações mais urgentes, podendo realizar exames de ambulatório altamente sensíveis para diagnóstico de enfarte, por exemplo. Para casos relacionados a este problema, a emergência disponibiliza serviço de cateterismo 24 horas por dia e também pode atender quadros de AVC hemorrágico ou isquêmico. 


— Será uma porta de entrada em que o paciente com sintomas típicos não precisará passar por triagem clínica. Com isso, ganha-se muito em velocidade de atendimento, seja qual for o tipo do AVC — ressalta Luiz Felipe Alencastro, coordenador da Neurologia do Hospital Mãe de Deus.  


Sinais de alerta para procurar atendimento na Emergência Cardioneurológica: 


Palpitação (sentir o coração descompassado)  

Crise hipertensiva  

Dor no peito   

Tontura atípica  

Dor de cabeça abrupta e fora do padrão  

Perda de forças  

Dificuldade de fala  

Redução do nível de consciência  

Dificuldade de movimentação de um dos braços 


FONTE:https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2021/06/hospital-mae-de-deus-inaugura-emergencia-cardioneurologica-nesta-terca-feira-ckpx44nt0008d0180ht0783y4.html

Nenhum comentário: