Desafina e não tem qualquer habilidade musical? Você pode ser amúsico.

 16/06/2021

Acredite. Há quem seja incapaz de reconhecer se a canção que está ouvindo é um jazz ou um samba. Além disso, desafina e lhe falta habilidade para tocar um instrumento. 

Tal distúrbio chama-se amusia e é caracterizado pela surdez musical, cuja causa pode ser congênita ou adquirida, geralmente como consequência de traumatismo cranioencefálico ou derrame cerebral.


O amúsico não reconhece as diferentes frequências e, por isso, toda canção parece uma mistura de ruídos. "A amusia é descrita como um distúrbio do processamento auditivo que afeta o reconhecimento, processamento, evocação e expressão de conteúdo emocional e memória, além de habilidades de leitura de notação, reconhecimento de músicas e a execução motora em instrumentos musicais", afirma Erica de Araujo Brandão Couto, professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). 


Couto explica que a amusia congênita é uma doença estimada em 4% da população mundial e definida como uma deficiência não atribuída a déficit cognitivo, surdez ou falta de exposição à música, e sim a bases neuronais e genéticas.


Neste caso, há uma normalidade na compreensão da fala e o indivíduo identifica os tipos de sons ambientais familiares. No entanto, tem dificuldade em reconhecer uma melodia sem o auxílio da letra e incapacidade de detectar quando alguém ou ele mesmo canta desafinado. 


Em contrapartida, a amusia adquirida decorre de danos neurológicos, como traumatismo cranioencefálico e acidente vascular cerebral, ou de lesões no córtex auditivo, que causam alterações tanto nas habilidades musicais quanto na produção e compreensão da linguagem oral e escrita. 


O indivíduo consegue ouvir a música, mas não reproduzir o som, já que o cérebro interpreta de forma inadequada as ondas sonoras.


A professora da UFMG acrescenta que também existe uma classificação para amusia de acordo com os sintomas: 


Expressiva ou clínica: incapacidade de cantarolar melodias familiares e/ou tocar algum instrumento musical, apesar de ter audiometria, capacidade intelectual e memória normais ou acima da média; 


Receptiva: conhecida também como surdez musical, é caracterizada pela incapacidade de reconhecer determinado tom de uma música ou perceber de forma inadequada as notas musicais de uma melodia conhecida; 


Mista: os comprometimentos são a combinação dos sintomas do tipo receptiva e expressiva.


Distúrbios neurológicos.


Muito além de ser desafinado e levar "tomates da plateia": amusia é questão mais séria.


A amusia adquirida também costuma ser diagnosticada em portadores de ESCLEROSE MÚLTIPLA, uma vez que a lesão atrapalha o processamento das informações que chegam até o cérebro. Essa perda desencadeia diversos distúrbios neurológicos. 


"A ESCLEROSE MÚLTIPLA é uma doença desmielinizante do sistema nervoso que afeta a substância branca do cérebro ao longo da região periventricular, no corpo caloso, no tronco encefálico, cerebelo e medula espinhal. 

Tais lesões podem ocasionar distúrbios de conectividade cerebral, levando à amusia", esclarece Joelton Fernandes Fonseca, neurocirurgião da Pró-Saúde, com atuação no Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira (PA).


Isso acontece, segundo Fonseca, porque a forma adquirida deriva de lesões em diversas regiões do cérebro que são responsáveis, por exemplo, pelo gerenciamento da memória, compreensão do discurso e recepção e processamento de sensações. 


As lesões que acometem as áreas cerebrais impedem que o tratamento seja eficaz. Não há cura para amusia. 


No entanto, são realizadas técnicas de diferenciação de sons, além de musicoterapia, habitualmente empregada na reabilitação de doenças neurológicas. Até o momento, os recursos terapêuticos não apresentaram resultados satisfatórios.


Habilidade cognitiva 


O diagnóstico deste distúrbio auditivo engloba testes neuropsicológicos (Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação) que monitoram as funções musicais e as organizações melódica (contorno, escalas e intervalos) e temporal (ritmo e métrica), além de ressonância magnética do encéfalo e exames que identificam se a pessoa possui alguma incapacidade de fazer cálculos ou dificuldade de realizar ações motoras. 


A avaliação também averigua a memória de trabalho, que é um sistema cerebral responsável pela manipulação e armazenamento de informações necessárias para a execução de tarefas cognitivas complexas, tais como a compreensão da linguagem, a aprendizagem e o raciciocínio.


Esta bateria de exames é realizada porque, de acordo com a fonoaudióloga da UFMG, a música ajuda a focar na atenção, distrair os estímulos negativos como dor, ansiedade e tristeza, além de favorecer funções neuropsicológicas e ter efeito nos sistemas nervoso vegetativo, endócrino e imunitário. 


Diogo Haddad, neurologista e coordenador do Núcleo da Memória do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, também acredita que a música representa mais do que uma atividade artística e social.


"Vem sendo demonstrada como uma habilidade cognitiva complexa e que pode ser usada, inclusive, como forma de aumento de percepções e tratamentos de patologias. Lesões do sistema nervoso, adquiridas ou congênitas, são uma das formas de compreendermos melhor essa relação ainda não completamente elucidada entre a relação do cérebro com a música", afirma Haddad. 


O neurologista acrescenta que a interligação da cognição, comportamento e linguagem por meio da música é uma das características mais marcantes da espécie humana, e que distúrbios auditivos centrais podem levar a limitações ou alterações do reconhecimento de sons complexos no cérebro. 


FONTE:https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/06/16/desafina-e-nao-tem-qualquer-habilidade-musical-voce-pode-ser-amusico.htm

Nenhum comentário: