DEZ PASSOS PARA MANTER UMA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR

15/12/2011



Professor de educação física recomenda atitudes para não desistir nos primeiros meses.

 

Tão importante quanto o exercício é o descanso para a recuperação muscular.

 

 

Abandonar o sedentarismo e praticar uma atividade física regular devem estar entre as metas para 2012. Possivelmente, tratam-se de itens repetidos no planejamento do ano que está acabando. Quem sabe, até dos anteriores. Muitas vezes, ansiedade, falta de paciência para alcançar os objetivos de forma gradativa, comparar a capacidade física atual com a de muitos anos atrás e, principalmente, estabelecer metas inalcançáveis, acabam resultando em desânimo e frustração logo nos primeiros meses.

Para não passar mais um ano parado, o professor de educação física Guilherme Santos elenca 10 passos para manter uma atividade física regular. Coloque na agenda:

1. Paciência Lembre-se de que o tempo de inatividade, mesmo para aqueles que já foram atletas, não pode ser recuperado num piscar de olhos. O corpo precisa de tempo para se adaptar de forma segura e gradativa ao exercício.

2. Sensibilidade Aprenda a "ouvir" seu corpo. Na maioria das vezes, ele dá sinais. Considere e respeite esses avisos. Dores, mal estar, cansaço e alterações de humor não justificados precisam ser interpretados com cuidado.

3. Descanso Tão importante quanto o exercício é o descanso para a recuperação muscular e as horas de sono. Aproveite para disciplinar o horário em que vai se deitar.

4. Tecnologia Faça por uma semana a anotação de quantas horas por dia você passa diante da TV ou computador em suas horas livres. Provavelmente levará um susto. Busque opções de lazer ativo.

5. MudançasAproveite a nova fase e tente inserir novas rotinas como a adoção de uma alimentação mais saudável, caso não tenha ainda. Tente contagiar familiares e amigos próximos. Enfim, busque parceiros, colaboradores que possam ajudar no afastamento da "lei do menor esforço".

6. MilagresMuito cuidado com as soluções mágicas apresentadas por colegas, revistas e modismos. Resultados deslumbrantes podem ter um preço alto a pagar.

7. Matemática Procure valorizar cada pequena ação positiva e as veja como bônus no seu planejamento. Por exemplo, a troca de um andar no elevador, pelas escadas, pode parecer pouco. Porém, é mais energia gasta do que se permanecer todo o tempo no elevador.

8. Escolha da atividade Não importa o tipo de atividade, desde que seja a mais prazerosa para você. Mesmo sem ter nenhuma que possa receber esse título, será possível perceber que vencidas as duas, três semanas iniciais, as respostas de adaptação já percebidas, trarão uma motivação acima de suas expectativas.

9. Orientação A atividade física bem orientada traz benefícios. Busque sempre um profissional de educação física para o esclarecimento de suas dúvidas e escolha adequada da metodologia a ser seguida. Lembre-se de que o que é bom para uns, pode ser prejudicial para outros;

10. RegularidadeTrinta minutos, de três a cinco vezes por semana, até chegar ao nível de uma hora diária se possível, valerão sempre mais, sem os riscos que o futebol com churrasco de quatro horas de duração aos domingos.

 

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2011/12/dez-passos-para-manter-uma-atividade-fisica-regular-3596185.html

Nenhum comentário: