CONHEÇA OS OITO TIPOS DE INTELIGÊNCIA

03/12/2011


  
Psicólogo explica que elas passam a se manifestar entre os três e os seis anos de idade.


Embora muitas pessoas associem inteligência a alto QI (Quociente de Inteligência), o psicólogo Howard Gardner garante que essa é uma relação equivocada. Criador da teoria das Múltiplas Inteligências, ele afirma que não há apenas um tipo de inteligência, mas pelo menos oito, e cada pessoa tem sua inteligência destacada conforme suas habilidades.

Nós nascemos com metade da nossa inteligência, a outra, é aprimorada de acordo com o ambiente em que vivemos — ressalta o engenheiro Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas e especialista em treinamentos e consultorias "in company", com aplicações práticas da Neurociência comportamental.

Segundo Gardner, todas as pessoas possuem os oito tipos de talento. O que varia é a intensidade e a combinação desenvolvidas em cada indivíduo. Como essas características se manifestam entre os três e os seis anos de idade, Gardner alerta para a necessidade de os pais estimularem as crianças ao aprendizado. A dedicação em aprimorá-las e o modo como serão utilizadas influenciam no sucesso pessoal e profissional de cada um, garante o psicólogo.

Se a criança nascer com pré-disposição para tocar piano, por exemplo, ela terá que ser estimulada para que esse tipo de inteligência se destaque — afirma Ferraz.

Saiba quais são os oito tipos de inteligência, segundo Howard Gardner

1. Inteligência Corporal
É a capacidade de usar o corpo para atividades artísticas. Ela aparece em pessoas que utilizam a expressão corporal para encantar e entreter, como atores, bailarinos, mímicos, comediantes e artistas de rua. Pessoas que têm habilidade e destreza no uso das mãos, como artesãos, cirurgiões, e os que dependem do corpo para executar seus trabalhos também entram neste grupo.

2. Inteligência Espacial É a habilidade para interpretar e reconhecer fenômenos que envolvem o posicionamento de objetos. Essas pessoas conseguem prever e se antecipar a um movimento. É o caso de jogadores de futebol, vôlei, basquete, beisebol, tênis e vários outros esportes que têm relação com a bola em movimento.

3. Inteligência Linguística É a capacidade elevada de utilizar a linguagem para se expressar. Essas pessoas possuem grande articulação verbal, conseguem se expressar de modo claro e convincente, tanto na forma escrita como na falada. Grandes escritores, poetas, negociadores, relações públicas, professores, assim como as pessoas que têm facilidade para aprender idiomas se inserem aqui.

4. Inteligência NaturalistaÉ o talento para análise dos fenômenos da natureza. Aqui se enquadram os cientistas que estudam a natureza, os ecologistas, agrônomos, veterinários, técnicos de laboratório, meteorologistas, pesquisadores, físicos, geólogos, astrônomos e químicos.

5. Inteligência Musical Manifesta-se por meio da habilidade para apreciar ou reproduzir uma peça musical. Inclui a interpretação de sons, sensibilidade para ritmos, habilidade para tocar instrumentos e para cantar. Compositores e músicos entram nesta classificação.

6. Inteligência Lógico-Matemática É o atributo de pessoas que têm grande inteligência cognitiva. Chegam a conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. Têm facilidade para explicar as coisas por meio de fórmulas, números e estatísticas. Aqui entram os matemáticos, gestores e financistas.

7. Inteligência IntrapessoalPessoas com essa inteligência têm a capacidade de se autoconhecer e tomar decisões capazes de melhorar suas vidas. São indivíduos capazes de ajudar os outros a se conhecerem, como analistas, psicólogos, psiquiatras, teólogos e consultores.

8. Inteligência InterpessoalÉ a capacidade de um indivíduo para analisar o estado de espírito, motivações, intenções e desejos de outras pessoas. Possui grande empatia, presença de espírito e flexibilidade para se adaptar com desenvoltura aos mais diferentes ambientes. São classificados neste grupo grandes gestores, técnicos esportivos, vendedores empáticos e políticos carismáticos.

De acordo com Ferraz, apenas as duas últimas inteligências podem ser desenvolvidas na fase adulta. 

Nenhum comentário: