PREOCUPANTE FRAGILIDADE

30 de junho de 2012 


Se não há como frear o envelhecimento do corpo, ter conhecimento de como amenizar esse desgaste pode evitar dores e complicações futuras. Com a osteoporose funciona assim. Uma alimentação adequada, a prática de exercícios e o diagnóstico precoce evitariam a doença ou, ao menos, controlariam as fraturas e a consequente limitação física que esses ossos fragilizados provocam.

As estatísticas mostram que a população está cada vez mais vulnerável a esse mal, preocupando até mesmo os governos. A pesquisa Osteoporose na América Latina: Epidemiologia, Custos e Peso da Osteoporose em 2012 foi recentemente apresentada pela International Osteoporosis Foundation (IOF), maior entidade não governamental do mundo dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, e garante que é progressivo o aumento de pacientes suscetíveis a sofrer com o quadro de ossos frágeis, especialmente os idosos.

Em todo o mundo, estima-se que, a cada três segundos, ocorra uma fratura em decorrência da doença. Se não forem tomadas medidas de prevenção e de diagnóstico ao primeiro sinal, esse número pode dobrar, segundo o relatório.


Prevenção na infância

Para lutar contra a estimativa de 1 milhão de brasileiros com fraturas osteoporóticas a cada ano, o Ministério da Saúde aposta nas ações de prevenção ainda na infância, já que é nesta fase que o indivíduo ganha estatura, fortifica seu esqueleto e adquire o máximo de massa óssea.

É preciso aumentar na dieta das crianças o consumo de leite e derivados e diminuir o de refrigerantes – explica a coordenadora da Saúde do Idoso do Ministério, Luiza Machado.

Outra recomendação é a prática de atividade física regular, pois, assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com os exercícios. A exposição ao sol, de 15 a 20 minutos, em horário correto, também é um hábito importante para a prevenção da osteoporose, já que a luz do sol é fonte de vitamina D, que ajuda na fixação do cálcio nos ossos e diminui o risco de osteoporose na fase adulta.

Nenhum comentário: