SAIBA COMO TRATAR A SÍNDROME DOLOROSA MIOFACIAL

05/05/2012 


Síndrome dolorosa miofacial necessita um tratamento individualizado, não estando sujeita ao mesmo tipo de abordagem terapêutica de outras doenças..
Problema pode afetar qualquer músculo do corpo.


A síndrome dolorosa miofacial é uma das patologias que mais estão presentes no consultório médico, não só em especialidades médicas voltadas para o tratamento da dor (reumatologia, fisiatria), mas também no consultório de outros especialistas, simulando várias condições clínicas, desde dor nas costas de origem radicular (por compressão de nervos), até mesmo dores torácicas que podem ser confundidas com problemas pulmonares e cardiológicos.

A síndrome dolorosa miofacial é caracterizada pela formação de espessamentos musculares, que podem se localizar em qualquer músculo do corpo humano, resultando inúmeras vezes em incapacidade severa quando não tratada de forma adequada — afirma a fisiatra Luciane Robaina.

Para realizar o tratamento adequado, em primeiro lugar, é necessário realizar o diagnóstico diferencial com outras patologias. Após, o paciente deverá ser tratado por equipe interdisciplinar, através de várias modalidades: hidroterapia, fisioterapia convencional, acupuntura com agulhamento das bandas tensas, tratamento medicamentoso. Podem também ser introduzidas modalidades como o pilates e o RPG.

Segundo o reumatologista Armando Miguel Jr, além de ser difícil de diagnosticar, a síndrome não é sujeita ao mesmo tipo de abordagem terapêutica de outras doenças.

O tratamento é individualizado, de acordo com o quadro clínico do paciente, suas preferências e disponibilidades — afirma.

4 comentários:

juju disse...

Oi André! não achei algum tópico que falasse do mal que faz a gripe as pessoas com EM.Faz quase um mes que não vem o remedio pelo estado(glatiramer),sabes me dizer se tem alguma a ver? Não sei se lembras de mim, te cinheci lá no hospital das Clinicas em POA estava com a minha mae e voce nos deu um cruz de madeira escrito HENRI. Obrigado, não consiguo contatar com o dr Alessandro.

André Ponce da Silva disse...

Oi Juju,lembro sim,como tu estás?

Andou faltando o copaxone,mas já estão regularizando. Amanhã vou telefonar para o Alessandro a respeito da vacina da gripe,o ano passado ele recomendou a todos os pacientes tomarem,acho que vai ser assim novamente. Amanhã posto aqui ok?

Ótima noite,bj no coração!!

juju disse...

Olá André!
Olha eu to num gripão,que to de cama, por isso a pergunta que te fiz ainda mais sem estar tomando o remédio.Mas vai passar como tudo que vem passa..e você como estas?
Otimo dia fique com Deus!

André Ponce da Silva disse...

Oi juju!!

deves tomar a vacina sim. Assim que melhorar vai no posto e diz que és Portadora de EM,doença crônica. O mosso neuro disse pra mim tomar a vacina!!

Tomara que estejas melhor,força e fé ai.

Beijos no coração,fica com Deus.