CUIDADO COM SEU CORPO...

21/06/2015




Homens, mulheres, jovens e crianças estão vulneráveis a apresentar algum tipo de doença reumática. Do tipo autoimune sistêmica ou causada por traumas e lesões, nem sempre a doença é facilmente identificada.


Os sintomas são diversos e, por isso, o diagnóstico nem sempre é tão fácil. 

O acesso do paciente ao especialista também é uma questão preocupante. As doenças reumáticas precisam ser tratadas com cuidado, já que elas podem ser classificadas conforme os mecanismos de lesão ou segundo localização preferencial da doença. 

Além disso, muitos pacientes podem nem apresentar sinais como queixas de dor nas articulações ou problemas ósseos. 

Mas, em vez disso, alguns têm problemas em outros órgãos, como coração, rins, pulmões e pele, por exemplo.

Estima-se que 10% dos brasileiros sejam portadores de alguma doença reumática. 

Mas a estatística não é tão bem estabelecida, haja vista a diversidade de doenças envolvidas, como explica José Eduardo Martinez, secretário geral da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). “É muito difícil fazer essa estimativa. 

Considerando que o reumatologista trata, por exemplo, de doenças da coluna e cerca de 60% a 80% dos brasileiros vão ter dor lombar durante a vida, você pode imaginar a alta prevalência de queixas reumáticas”, explica o médico, que é professor titular do Departamento de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).


Mais de 200 condições são consideradas como doenças reumáticas; ou seja, aquelas que devem ser atendidas pelo reumatologista. 

Elas podem ser divididas em doenças clínicas do aparelho locomotor (como a osteoporose, a bursite e a fibromialgia, por exemplo) e doenças autoimunes sistêmicas (como a artrite reumatoide, a escleroderma e o lúpus).


As doenças autoimunes sistêmicas têm esse nome porque são causadas pelo próprio sistema imunológico do indivíduo. Ou seja, há uma anormalidade imunológica em pessoas geneticamente predispostas nas quais o sistema de defesa do paciente passa a atacar diferentes órgãos e tecidos dele mesmo. 

Isso pode gerar dores articulares e dores musculares. Além delas, existem as doenças provocadas por processos inflamatórios, que podem ocorrer também nas articulações, seja por trauma, seja por esforço repetitivo.


Mais comuns

De acordo com o médico José Eduardo Martinez, as doenças com mais frequência nos consultórios do reumatologista são a osteoartrite, a fibromialgia e a osteoporose. 

“Outras condições comuns também são as lombalgias e as lesões de partes moles. 

A artrite reumatoide é uma doença comum e afeta cerca de 1% da população adulta com predomínio das mulheres”, acrescenta. 

Além dessas, a gota e a espondilite são mais corriqueiras em homens, enquanto a osteoporose é mais encontrada nas mulheres, destaca o médico Walber Pinho Vieira, chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).



Para tratar, é preciso conhecer. 

Assim, é preciso ficar atento aos sintomas e aos cuidados diante de algum sinal emitido pelo corpo. 

É a sua qualidade de vida que pede esta atenção.

Nenhum comentário: