A ESCLEROSE MÚLTIPLA AFETA A VISÃO...

25 de junho de 2015

Os pacientes com EM têm frequentemente sintomas visuais. O oftalmologista é muitas vezes o primeiro médico consultado.


A esclerose múltipla é uma doença do sistema nervoso central. 

Onset relaciona-se com o mecanismo de defesa natural do corpo, o sistema imunológico, erroneamente ataca os nervos em nosso corpo - especificamente, as bainhas de membrana chamada mielina. 

Além de proteger os nervos a forma de revestimento de plástico protege fios elétricos desencapados, a mielina acelera o movimento do impulso nervoso.

Se uma bainha de mielina do nervo é danificado, a transmissão de impulsos nervosos torna-se ineficiente - parar completamente, em casos graves. 

Este processo é conhecido como desmielinização, que é a causa subjacente da MS.

Os pacientes com EM têm frequentemente sintomas visuais. O oftalmologista é muitas vezes o primeiro médico consultado. 

Atrás do olho é o nervo óptico, que liga o olho para o cérebro. Ele envia imagens do olho para o cérebro para que possamos ver. O nervo óptico é um dos mais proeminentes nervos afectados por EM. Esta condição é referida como neurite óptica.

Quando os nervos ópticos se tornar inflamado com desmielinização, dor freqüentemente segue, bem como anomalias da visão incluindo imagens borradas, rufos, perda de visão de cores, problemas de percepção de profundidade e manchas escuras centrados em campos visuais. 

Pode ocorrer perda de visão, embora normalmente em apenas um olho de cada vez. Felizmente, exceto em casos raros, a visão normal retorna quando a inflamação desaparece. 

As exceções geralmente envolvem cor e percepção de profundidade diminuída.

Neurite óptica é frequentemente a primeira manifestação de MS. 

Metade de todos os indivíduos diagnosticados com MS inicialmente reclamou de um problema de visão. 

Acima de 75 por cento dos pacientes do sexo feminino e 35 por cento dos pacientes do sexo masculino com diagnóstico de neurite óptica em última análise, desenvolver esclerose múltipla.

Tipicamente, os pacientes inicialmente diagnosticados com neurite óptica são adultos com idades entre 20 a 45. A condição parece afetar caucasianos mais comumente do que outras raças. 

As mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Médicos pesquisadores atribuem essas diferenças para genes que tornam os indivíduos mais suscetíveis a desenvolver neurite óptica.

Visão dupla é um sintoma freqüente de MS. 

Desmielinização no cérebro pode afectar a sua capacidade de coordenar os movimentos dos olhos. 

Danos de MS causa paralisia dos nervos que controlam os músculos dos olhos individuais. 

Jerky ou a dança dos movimentos oculares, nistagmo, é frequentemente observada em pacientes com EM. Os doentes com problemas de movimento dos olhos de MS normalmente queixam-se de visão dupla, visão borrada ou objetos de salto.

A recuperação gradual da visão com o tempo é característica de pacientes neurite óptica, embora déficits residuais permanentes na visão de cores e contraste e brilho sensibilidade são comuns. 

A função visual começa a melhorar de uma semana a várias semanas após o início, mesmo sem tratamento. Esteróides fazer pouco para afetar a acuidade visual melhor em pacientes com neurite óptica. 

Orientações específicas para o uso de esteróides em tratamentos de neurite óptica associados com MS foram estabelecidas através de um grande ensaio clínico. 

Visão dupla é tratado usando prismas ou um tapa-olho.

Embora não haja nenhuma cura comprovada para MS, temos visto recentemente tremendos avanços em seu tratamento. Localmente, temos a sorte de ter muitos neurologistas experientes disponíveis para consultas sobre pacientes com EM.

Nenhum comentário: