DOENÇA CELÍACA...ENCONTRADO PARA SER LIGADO DO RISCO DE ESCLEROSE MÚLTIPLA...LESÕES NOVAS...

14 DE MAIO DE 2015

Um estudo recentemente publicado na revista JAMA Neurologia revelou que a doença celíaca é ligada a um aumento significativo do risco de danos nos nervos. 
O estudo é intitulado " Risco de neuropatia Entre 28.232 pacientes com biópsia-Verificado doença celíaca ", e foi conduzido por pesquisadores da Columbia University College de Médicos e Cirurgiões , em Nova York, eo sueco Karolinska Institutet e Universidade Örebro .

A doença celíaca é uma desordem hereditária, auto-imune do intestino delgado, caracterizada por dor, desconforto, prisão de ventre crónica e diarreia, anemia e fadiga. É uma doença comum, com uma prevalência estimada de 1% na população geral.

A doença é causada por uma reacção de glúten (uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada), onde o corpo monta uma resposta imunológica que ataca o intestino delgado, comprometer a absorção de nutrientes apropriado.

Curiosamente, tem sido previamente reportado que a doença celíaca está associada com lesão do nervo, também conhecida como neuropatia, e a um risco aumentado de perturbações nervosas relacionadas, como a esclerose múltipla (MS), uma doença crónica, doença neurodegenerativa progressiva que resulta do ataque o sistema nervoso pelo próprio sistema imunitário do corpo, causando inflamação e incapacidade neurológica irreversível.

No estudo, os pesquisadores investigaram o risco para o desenvolvimento de neuropatia em uma amostra de base populacional nacional sueco de pacientes com biópsias do intestino delgado realizadas entre Junho de 1969 e fevereiro 2008, que tinha confirmado a doença celíaca. 

No total, foram analisados ​​28.232 pacientes com doença celíaca e 139.473 controles pareados em idade e sexo.

Os investigadores descobriram que 198 indivíduos com doença celíaca na coorte foram posteriormente diagnosticados com neuropatia (0,7%) em comparação com 359 casos no grupo de controlo (0,3%). 

A equipe descobriu que o risco absoluto de desenvolver neuropatia foi de 64 por 100.000 pessoas-ano entre os pacientes com doença celíaca e de 15 por 100.000 pessoas-anos no grupo controle, e estima-se que pacientes com doença celíaca foram cerca de 2,5 vezes mais probabilidade de receber uma diagnóstico de neuropatia mais tarde do que indivíduos sem a doença.

Em termos de gênero, não foram encontradas diferenças no risco de neuropatia entre homens e mulheres com doença celíaca.

"Nós encontramos um aumento do risco de neuropatia em pacientes com CD [doença celíaca] que persiste após o diagnóstico CD. Embora os riscos absolutos de neuropatia são baixos, CD é uma condição potencialmente tratável com um jovem idade de início. Nossos resultados sugerem que a triagem pode ser benéfica em pacientes com neuropatia ", afirmou autores.

A equipe de pesquisa concluiu que a doença celíaca é ligada a um aumento de 2,5 vezes o risco de neuropatia, e sugerem que a triagem para doença celíaca deve ser realizada em pacientes com neuropatia. 

Esta sugestão é válida também para pacientes com esclerose múltipla.

Nenhum comentário: