14 DE MAIO DE 2015
Um estudo recentemente publicado na revista JAMA Neurologia revelou que a doença celíaca é ligada a um aumento significativo do risco de danos nos nervos.
O estudo é intitulado " Risco de neuropatia Entre 28.232 pacientes com biópsia-Verificado doença celíaca ", e foi conduzido por pesquisadores da Columbia University College de Médicos e Cirurgiões , em Nova York, eo sueco Karolinska Institutet e Universidade Örebro .
A doença celíaca é uma desordem hereditária, auto-imune do intestino delgado, caracterizada por dor, desconforto, prisão de ventre crónica e diarreia, anemia e fadiga. É uma doença comum, com uma prevalência estimada de 1% na população geral.
A doença é causada por uma reacção de glúten (uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada), onde o corpo monta uma resposta imunológica que ataca o intestino delgado, comprometer a absorção de nutrientes apropriado.
Curiosamente, tem sido previamente reportado que a doença celíaca está associada com lesão do nervo, também conhecida como neuropatia, e a um risco aumentado de perturbações nervosas relacionadas, como a esclerose múltipla (MS), uma doença crónica, doença neurodegenerativa progressiva que resulta do ataque o sistema nervoso pelo próprio sistema imunitário do corpo, causando inflamação e incapacidade neurológica irreversível.
No estudo, os pesquisadores investigaram o risco para o desenvolvimento de neuropatia em uma amostra de base populacional nacional sueco de pacientes com biópsias do intestino delgado realizadas entre Junho de 1969 e fevereiro 2008, que tinha confirmado a doença celíaca.
No total, foram analisados 28.232 pacientes com doença celíaca e 139.473 controles pareados em idade e sexo.
Os investigadores descobriram que 198 indivíduos com doença celíaca na coorte foram posteriormente diagnosticados com neuropatia (0,7%) em comparação com 359 casos no grupo de controlo (0,3%).
A equipe descobriu que o risco absoluto de desenvolver neuropatia foi de 64 por 100.000 pessoas-ano entre os pacientes com doença celíaca e de 15 por 100.000 pessoas-anos no grupo controle, e estima-se que pacientes com doença celíaca foram cerca de 2,5 vezes mais probabilidade de receber uma diagnóstico de neuropatia mais tarde do que indivíduos sem a doença.
Em termos de gênero, não foram encontradas diferenças no risco de neuropatia entre homens e mulheres com doença celíaca.
"Nós encontramos um aumento do risco de neuropatia em pacientes com CD [doença celíaca] que persiste após o diagnóstico CD. Embora os riscos absolutos de neuropatia são baixos, CD é uma condição potencialmente tratável com um jovem idade de início. Nossos resultados sugerem que a triagem pode ser benéfica em pacientes com neuropatia ", afirmou autores.
A equipe de pesquisa concluiu que a doença celíaca é ligada a um aumento de 2,5 vezes o risco de neuropatia, e sugerem que a triagem para doença celíaca deve ser realizada em pacientes com neuropatia.
Esta sugestão é válida também para pacientes com esclerose múltipla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário