RESFRIADO, GRIPE OU PNEUMONIA?

09 de agosto de 2014.


DOENÇAS RESPIRATÓRIAS TÊM SINTOMAS PARECIDOS, MAS CONSEQUÊNCIAS BEM DIFERENTES.


Tosse, febre, secreção nasal e dor de garganta podem ser o início de doenças de origem respiratória, mas as mais comuns são o resfriado, a gripe e a pneumonia. O problema é justamente conhecer a diferença entre elas e saber quando é preciso tomar uma atitude mais severa ou se apenas alguns cuidados serão suficientes para o problema ir embora.

O infectologista Marcos Antonio Cyrillo, da Sociedade Brasileira de Infec­­tologia (SBI), diz que os sintomas se confundem, mas a gravidade de cada caso é o principal fator determinante do diagnóstico.

– O resfriado é causado por um rinovírus, que fica só na área respiratória e provoca poucos sintomas. Apenas nariz escorrendo, garganta ardida, tosse seca, olhos um pouco vermelhos, mas nada de febre e dores no corpo – explica.

Já a gripe é causada pelo vírus Influenza, que tende a durar mais e tem um comprometimento maior do estado geral, com febre alta, dor de cabeça, perda de apetite e dor no corpo.

A pneumonia é uma infecção no parênquima pulmonar, o conjunto de tecidos mais importante do órgão. A doença ocorre quando as bactérias que se juntam na garganta – e que comumente fazem parte da flora da faringe e da laringe – são aspiradas para o pulmão.

– Geralmente, é a bactéria do pneumococo que pode se instalar caso a imunidade do paciente esteja baixa. Ela é caracterizada por uma tosse carregada, febre alta e desconforto respiratório, às vezes até com dor – ensina o pneumologista Clystenes Odyr Soares Silva, professor da Escola Paulista de Medicina e Membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

 

INFECÇÃO É DETECTADA DE FORMA SIMPLES

 

O diagnóstico de cada doença pode ser feito clinicamente. O médico examina se há indícios de infecção pulmonar e, no caso de uma pneumonia, um raio-X pode ser pedido para confirmar. Já na distinção entre o resfriado e a gripe, a diferença é sutil e fica por conta da intensidade e da duração dos sintomas.

Um resfriado dura dois ou três dias; uma gripe pode se estender por seis ou sete. Para o resfriado, é recomendado tomar remédios que tratem dos sintomas, como antitérmico, analgésico e anti-inflamatório. A gripe pode ser tratada da mesma maneira, ou com a ajuda de medicamentos que combatam diretamente o vírus, como o Tamiflu. No caso da pneumonia, só o antibiótico funciona. A vacina da gripe também é destacada como um ponto importante para evitar as doenças, segundo o especialista.


Nenhum comentário: