DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO É O CAPRICHO QUE FAZ A DIFERENÇA...

16 de agosto de 2014 

VOCÊ SABE ESCOVAR OS DENTES DO SEU FILHO? OU MELHOR, VOCÊ SABE ESCOVAR OS SEUS DENTES? PESQUISA APONTA DIVERGÊNCIAS SOBRE O MELHOR MÉTODO. ENTÃO, O QUE MAIS VALE É A DEDICAÇÃO.



Até os oito anos, toda criança deve ter a ajuda dos pais ou dos responsáveis para escovar os dentes. Mas se o adulto não souber a maneira correta de conduzir a sua própria escovação, esse processo, mal feito, pode trazer uma série de danos à saúde bucal de ambos. Um estudo recente da College University, de Londres, aponta falta consenso entre especialistas sobre qual a maneira mais indicada para escovar os dentes.

A pesquisa analisou 66 diferentes orientações, cuja origem são associações dentárias, fabricantes de creme dental e de escovas e publicações odontológicas de 10 países. Os pesquisadores encontraram recomendações distintas em fatores como método de escovação, quantas vezes devemos escovar os dentes diariamente e por quantos minutos. Posicionar a escova na horizontal ou na vertical, fazer a escovação duas ou três vezes por dia e prolongá-la por dois ou três minutos foram alguns dos itens identificados pelos pesquisadores como contraditórios.

Não é igual para todo mundo

Cirurgiã-dentista há mais de 30 anos, Lídia Sabbadini reconhece a ausência de padronização mundial nas orientações quanto a uma melhor escovação dentária. Mas ela, ao contrário dos pesquisadores britânicos, não enxerga isso como um problema.

– A padronização não é uma coisa boa, porque nós não somos todos iguais. O profissional brasileiro considera sempre caso a caso. A escovação não necessariamente vai ser igual para todos. Há pessoas, por exemplo, que têm mais motricidade fina, outras têm menos e essa característica influencia na hora de escovar os dentes – afirma.

Lídia ressalta que um aconselhamento mínimo é indispensável.

– Mas sempre considerando individualmente as características de cada pessoa – complementa.

Alexandra Beck de Castro, 43 anos, leva o filho Guilherme, três anos, à dentista desde o seu primeiro ano de vida. As constantes consultas deram a tranquilidade de que a mãe e a criança precisavam para realizar a escovação de forma correta e sem receios.

– Esse acompanhamento faz com que ele fique bem tranquilo para escovar os dentes e sem medo da dentista – diz.

De 66 recomendações analisadas pela pesquisa, apenas 19 coincidiam, o que reforça que a técnica deve respeitar características individuais

Para crianças, o importante é negociar

Segundo a odontopediatra Micheli Braghini, é importante que a escovação dental infantil seja feita

com creme dental à base de flúor, para prevenir cáries, e com alguns cuidados.

A pasta

É recomendado usar pasta com flúor mesmo para crianças bem pequenas. Até os quatro anos, esse tipo de pasta deve ser administrada por um adulto, que precisa incentivar a criança a não engolir o creme dental.

O excesso de ingestão de flúor pode prejudicar a futura dentição.

As pastas devem conter 1.100 ppmf (partes por milhão de flúor) e podem ser utilizadas duas vezes ao dia na limpeza dos dentes das crianças, conforme recomendação feita em 2012 pela Associação Gaúcha de Odontopediatria.

Até dois anos de idade, ou até que a criança aprenda a cuspir, a quantidade de creme dental é equivalente a um grão de arroz.

Até cinco anos, o parâmetro é um grão de lentilha.

A escova

A escova ideal para a criança deve ter cabeça pequena e cerdas macias, preferencialmente com cabo, para facilitar os movimentos pelo adulto e estimular a criança a segurá-la.

Muitas vezes, crianças pequenas costumam morder as cerdas das escovas. Quando isso ocorrer, é preciso trocá-las com frequência. Do contrário, substitua a escova a cada três meses.

A técnica

A posição e os movimentos podem variar para cada criança, pois vão depender da capacidade de negociação dos adultos quanto a abertura de boca, por exemplo. O mais importante é limpar bem todas as superfícies dos dentes.

Fio dental

O fio dental em crianças é recomendado a partir de três anos, se houver ponto de contato entre os dentes. Caso a arcada dentária seja mais espaçada, não é necessário o uso tão cedo.

Bebês

A limpeza pode ser iniciada antes do nascimento dos dentes, com uma gaze umedecida. Já a escovação dos dentinhos deve ser iniciada tão logo eles aparecerem. Utilize uma escova com cabeça pequena, cerdas macias e uma quantidade mínima de creme dental.

A frequência com que os pais ou responsáveis devem levar a criança ao dentista varia de acordo com o risco de adquirir cáries. Fatores como hábitos alimentares e até mesmo o tipo de dente contribuem para o diagnóstico. Em casos de risco alto, a odontopediatra sugere de quatro a seis vezes por ano. Em situações normais, duas vezes.

Flúor
O uso de 1100 ppmf de flúor em bebês é ainda controverso, mas desde 2012 é recomendado pela Associação gaúcha de odontopediatria


Nenhum comentário: