SUCO DE UVA REDUZ COLESTEROL, É BOM PARA MEMÓRIA E AJUDA A PERDER BARRIGA...

09.05.2015 

Voluntários em pesquisas testaram efeitos do suco no organismo e resultados mostraram melhoras nas taxas de sangue, metabolismo e perda de peso.


De um lado, senhores e senhoras que vivem em Porto Alegre. Do outro, no Rio de Janeiro, triatletas da Marinha. Eles nada, correm, andam de bicicleta. E todos são movidos a suco de uva. Eles foram voluntários em duas pesquisas que testaram os efeitos do suco de uva no organismo.

Na Universidade Estadual do Rio de Janeiro ficou provado: tomar um copo antes e outro depois dos treinos ajuda e muito no resultado das competições.

Mariana Corrêa Gonçalves, nutricionista: 

Eles melhoraram a capacidade antioxidante, a circulação, tiveram redução do cansaço. Eles melhoraram bastante mesmo segundo os relatos.

Globo Repórter: Isso com uma ingestão em quantos dias?
Mariana Corrêa Gonçalves: Vinte dias.

Moisés Amaral, militar da Marinha: A gente treina num nível de intensidade muito alta. Então a recuperação hoje a gente percebe que ela é muito mais rápida. É saudável e é gostoso tb.
Globo Repórter: E você já levou para a família inteira.
Ilson Faria, militar da Marinha: Para a família. Na minha casa não falta suco de uva. A minha filha, eu tenho uma filha de 11 anos que também tudo pra ela é uva.

Para quem está mais para o outro grupo e também não faz tanto exercício quanto os triatletas, os pesquisadores do Centro Universitário Metodista de Porto Alegre têm boas notícias.

“Os idosos que tomaram suco de uva durante 30 dias reduziram peso, reduziram circunferência abdominal, reduziram o índice de massa corporal, o IMC, reduziram colesterol total e reduziram o colesterol ruim. Importante: não alteraram os níveis de glicose e não alteraram os níveis de triglicerídeos”, diz a biomédica Caroline Dani.

E nem foi preciso fazer dieta. Bastou incluir no cardápio dois copos de suco, de 200 ml cada, durante um mês.

“Eu melhorei em todos os aspectos. Triglicerídeos, colesterol, todos ficaram melhores. Eu perdi 4 quilos e não mudei nada na minha alimentação”, conta a voluntária Dalva Inês da Cas. 

Carlos Aguilar Rodrigues, voluntário: Perdi circunferência.
Globo Repórter: O senhor manteve os seus hábitos regulares, a sua alimentação normal?
Carlos Aguilar Rodrigues: Nada mudou.
Globo Repórter: Nada mudou. Só mudou o diâmetro da barriguinha.
Carlos Aguilar Rodrigues: Exatamente.

Suco de uva poderoso!

“Ele aumenta o metabolismo, ele reduz a absorção de gordura. Por diminuir a absorção de gordura, ele diminui os níveis de colesterol. Ele estimula a questão da saciedade”, explica a biomédica Caroline Dani.

Maria Cecília da Silveira, voluntária: Te sacia até a questão do doce.
Globo Repórter: Então, comeu um pouquinho menos...
Maria Cecília: E eu gosto de doce! Meu problema é o doce.

Estudos apontam que o suco de uva também é benéfico para a memória

Além de perder barriga e melhorar as taxas dos exames de sangue, os dados ainda apontam efeitos benéficos para a memória.

“Tem estudos demonstrando por ressonância magnética, por exemplo, que 30 dias de ingesta de suco de uva melhoram a ativação cerebral em diferentes regiões do cérebro, melhorando, assim, a memória desses indivíduos. Os polifenóis, eles protegem o sistema nervoso central dos danos provocados pelos radicais livres. Parte da perda de memória está vinculada a essa questão dos radicais livres”, diz a biomédica Caroline Dani.

Desde 2009, em todo Rio Grande do Sul, é lei. Mas esta doce obrigação chegou antes a Bento Gonçalves.

“Toda rede municipal, existe uma legislação desde 2005, que tornou obrigatório o suco de uva no mínimo uma vez por semana na alimentação escolar”, conta a nutricionista Renata Geremia.

E as crianças aprovam.

Andrea Roque, nutricionista: A gente sempre recomenda que ele seja servido integral, que não seja diluído, nem acrescido de açúcar.
Globo Repórter: Quer dizer, aquele suco puro mesmo da uva.
Andrea Roque: Isso, esse é o que tem o benefício mesmo do antioxidante.

O suco que as crianças tomam é feito com uvas cultivadas na vizinhança. A excursão da escola vai aprender algo novo. O destino final do passeio é um sítio. Lá, a meninada vai conhecer como é produzido o suco de uva que é servido regularmente na escola.

“Além de ter o paladar agradável, também tem que ser saudável. Para oferecer para as nossas crianças um futuro. Porque alimentação saudável começa agora. Para quando nós tivermos 30, 40, 50 ou chegar a longevidade saudável, nós temos que ter uma alimentação saudável desde o começo”, afirma a microempresária Elizabete Rocha.

Receita do suco integral de uva é passada de geração em geração

Olhando o processo, parece difícil fazer o suco integral. Mas para quem quiser fazer em casa, a receita é simples: primeiro é preciso lavar bem. A uva é chamada de Isabel, a mais escura. A dona de casa Marilene Sangali aprendeu a técnica com a mãe dela. E há gerações sempre tem suco de uva na mesa da família.

Depois de coar, o suco pode ser congelado em garrafinhas. Sem misturar com água nem açúcar. E nada se perde: o que fica na peneira ainda pode virar geleia. As uvas da Dona Marilene usou foram plantadas no quintal. Na casa da Dona Conceição também é assim. Bem na garagem, junto ao muro, e em plena Zona Norte de São Paulo.

E esse amor da Dona Conceição pelas videiras é um amor muito generoso. Para as pessoas da família e para os amigos queridos que chegam lá, ela logo já vai dando uma escada e uma tesoura, para a pessoa se servir direto do pé.

Há três anos ela fez um curso para aprimorar a técnica do cultivo, e o professor ainda vem acompanhar de perto a produção.

Sergio Sermedjian, especialista no cultivo de uva: Ter produção de videira na Grande São Paulo hoje já é uma realidade.
Globo Repórter: Quando você vê assim, uma planta que você ajudou a criar, vamos dizer, e que está frondosa, está produzindo, está fazendo bem para as pessoas, o que que o senhor sente?
Sergio Sermedjian: Satisfação. É uma coisa... Não tem explicação.

Ter uva no quintal de casa é prêmio em dobro. Suco natural, fresquinho, na mesa e o prazer de provar direto do pé. E ainda faz bem à saúde!

Nenhum comentário: