CIENTISTAS PESQUISAM CÉREBRO DE QUEM SOFRE COM ZUMBIDO NO OUVIDO...

07/05/2015 

Problema atinge regiões da memória e a percepção do som.


O zumbido crônico é uma doença que gera um som constante, semelhante a uma campainha, que não vem do ambiente e tende a causar bastante irritação em quem convive com ela. 

Embora seja bastante estudado, ainda pouco de sabe sobre o problema. 

Uma pesquisa publicada recentemente no periódico Current Biology, entretanto, pode ajudar a compreender melhor o zumbido.

Os pesquisadores conseguiram registrar a atividade cerebral de uma pessoa com zumbido - no caso, um homem de 50 anos com epilepsia grave. 

O problema foi analisado em períodos diferentes - quando o som estava mais fraco e mais alto - por meio da implementação de eletrodos no cérebro do paciente.

A equipe concluiu que quase toda a região do córtex auditivo do paciente permanecia ativa enquanto ele ouvia o zumbido e o mesmo acontecia com outras partes do cérebro não relacionadas.

Phillip Gander, neurologista da Universidade de Iowa que participou do estudo, afirmou que a atividade abrangia regiões auditivas e de memória, além de outras áreas ligadas à percepção de sons. 

Segundo o especialista, essa descoberta contribui para o entendimento do zumbido, ajudando a explicar porque o tratamento tem sido um desafio.

Os cientistas pretendem estudar ainda outros casos de pessoas epiléticas que sofrem com o problema de zumbidos.

Nenhum comentário: