AUTOMEDICAÇÃO REMÉDIO PARA TUDO...

23 de agosto de 2014 

RECORRER À FARMACINHA PARTICULAR PODE SER PERIGOSO PELAS INTERAÇÕES ENTRE PRODUTOS

 

Praticamente todo sintoma, dor, indisposição ou mal-estar pode ser combatido com medicamentos. Aí que mora o perigo: a ciência mais eficiente, aliada à facilidade de acesso e à falta de fiscalização, leva muitas pessoas a tomarem remédios todos os dias, para qualquer coisa. A faixa vermelha onde se lê “vendido sob prescrição médica” é, muitas vezes, desconsiderada.

Mesmo os medicamentos que dispensam a advertência podem ser perigosos, dependendo das condições do paciente ou da interação com outros produtos. O uso de múltiplos remédios resulta no efeito colateral de cada uma das drogas e, ainda, na somatória desses efeitos – o que, muitas vezes, os médicos não conseguem prever.

Não há medicamento que seja 100% eficaz. Uma dipirona sódica não vai funcionar para todo mundo como excelente antitérmico. Cada pessoa tem suas particularidades, que influenciam nessas respostas – explica a professora associada do departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade de São Paulo (USP), Silvia Regina Secoli.

A geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Ge­­ria­­­­­­tria e Gerontologia, seção do Paraná (SBGG-PR), Debora Lopes, aponta que muitos pacientes usam os medicamentos que são receitados pelo médico e, ainda, se automedicam. Por isso, ela alerta para a importância de médico e pacientes realizarem uma revisão sobre todos os fármacos que estão sendo ingeridos para garantir a segurança e a eficácia dos tratamentos.
 CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR...


Nenhum comentário: