ATIVIDADES FÍSICAS,RISCO PARA INICIANTES

09 de junho de 2012


Iniciar atividades físicas sem a devida orientação pode provocar lesões sérias.

Poucas pessoas aceitam que ter um corpo sarado requer trabalho árduo e tempo. A maior parte dos iniciantes nas atividades físicas chega à academia na esperança de perda de peso veloz, músculos notáveis em poucos meses e frases como “nossa, você está malhando?” uma semana depois de subirem na esteira. E, para conseguir o feito, exagera no esforço inicial, deixando de ouvir os professores de educação física, justamente aqueles que mais devem ser escutados.

A maioria dos alunos que buscam resultados estéticos tende a se exceder nos exercícios quando começam. A falta de conhecimento faz com que muitos também não saibam controlar a intensidade deles – diz o professor de educação física Helder Rodrigo Souza.

De acordo com o profissional, o principal risco são as lesões, que podem até mesmo inviabilizar o aluno de fazer qualquer atividade física. Os pontos de maior perigo são as articulações, como a do joelho, além de ombros e pernas. Helder destaca que o descontrole em relação aos exercícios indicados pode causar uma estafa física, que vai afastar o aluno da academia.

–O objetivo é deixar a pessoa mais disposta. Se ela exagera, acontece o contrário – explica.

Antes mesmo do primeiro dia, o aluno já deve ter tido outros cuidados para que a malhação seja satisfatória. Muitos “se esquecem” do exame médico ou de informar que fazem uso de medicamentos.

É bom lembrar que os atletas de fim de semana correm ainda mais riscos do que o sedentário que começa uma atividade física regular – conclui Helder.

Dicas para encontrar a academia certa

> Não tenha vergonha de perguntar. Faça uma visita à academia e visite todos os espaços, prestando atenção na qualidade dos equipamentos, na climatização, na limpeza e na segurança. Saiba como são os horários e tente checar com os alunos como avaliam o atendimento.

> O tipo de academia a ser escolhido depende do que você tem em mente. Se a ideia é malhar em equipamentos de última geração, num ambiente badalado e com maior diversificação de aulas, o melhor são as academias grandes. Nas médias, porém, o contato com os profissionais pode ser mais facilitado.

> Pergunte a respeito da formação dos professores, para certificar-se de que estão realmente habilitados para planejar e orientar a prática da atividade física. Os professores têm de ser profissionais de educação física e, de preferência, com especialização nas modalidades que orientam.

> A academia também deve exigir que todos os alunos passem por avaliações médicas e físicas antes de começar, para ter certeza de que está tudo bem com seu organismo. Porém, elas não têm obrigação de oferecer a avaliação médica: você deve procurar seu médico de confiança para obter a liberação e evitar prejuízos à sua saúde.

> Antes de tomar sua decisão, é importante também fazer uma aula teste, para saber se realmente gosta da modalidade escolhida.

Fonte: Valéria Cunha, assistente de direção da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), de São Paulo, e Eduardo Veiga, professor de educação física do Personal Estúdio Edu Veiga, especializado em reabilitação.

Nenhum comentário: