SANTOS TEM NOVO CENTRO DE REFERÊNCIA EM BLOQUEIO NEURO MUSCULAR

10 de maio de 2012

 
Santos conta com um novo Centro de Referência em Bloqueio Neuromuscular. A unidade inaugurada nesta quinta-feira no ISO Hospital Dia tem coordenação do neurologista e neurofisiologista Mauro Araujo e contará com outros médicos: um neurologista e um fisiatra.

A especialidade do centro médico é a aplicação terapêutica da toxina botulínica do tipo A (Botox). “O uso da toxina serve para relaxar a musculatura, melhorando o movimento ou a postura do paciente”, diz o fisiatra Celso Vilela, também presidente da Sociedade Paulista de Fisiatria.

A toxina é utilizada em pessoas que sofram distúrbios de movimento, causados desde seqüelas de um derrame, Esclerose Múltipla a lesão medular ou paralisia cerebral. O efeito do Botox costuma durar quatro meses e Vilela garante não resolver os movimentos em uma única sessão de tratamento. “E, se aplicado corretamente, os efeitos colaterais da toxina são mínimos, imperceptíveis”.

Por ser utilizado para reduzir sintomas e seqüelas de inúmeras doenças que atacam o sistema nervoso central, há poucos dados sobre a quantidade de pacientes que fazem esse tratamento. “Podemos ter como exemplo a Escola Paulista de Medicina que, mensalmente, atende 100 novos casos”, conclui Vilela.

O ISO Hospital Dia está situado na Rua Mon. Paula Rodrigues, 193, Vila Belmiro.

Nenhum comentário: