NA MIRA DA TECNOLOGIA

26 de maio de 2012

Um novo equipamento capaz de fazer o sequenciamento de tumores para identificar as mutações genéticas está chegando no Brasil, com a promessa de personalizar os tratamento para o câncer e diminuir os custos do diagnóstico. Apresentada na semana passada durante a 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), em Foz do Iguaçu, a nova tecnologia poderá impactar de maneira positiva os tratamentos no Brasil. Com o Ion AmpliSeq Cancer Panel, torna-se possível antecipar diagnósticos e apontar quais tratamentos são mais indicados para o caso, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e economizando recursos.

Gianluca Pettiti, CEO da Life Technologies, explica que, entre as aplicações do mapeamento, está a detecção de mutações genéticas.

No Rio Grande do Sul, a nova tecnologia já está sendo utilizado no Hospital São Lucas, da Pucrs, e na Unimpampa. Além do diagnóstico de câncer, as aplicações podem ser destinadas a identificação e estudo de bactérias.

O barateamento do tratamento do câncer é o foco da tecnologia, explica o supervisor dos especialistas em aplicações de sequenciamento genético, Fernando Amaral:

– É uma ferramenta para auxiliar o diagnóstico e direcionar o tratamento – afirma.

O equipamento permite o diagnóstico de 739 alterações genéticas em 46 genes envolvidos de alguma forma na patogenicidade do câncer. Isso ajudará, no futuro, no desenvolvimento de uma medicina personalizada, potencializando a ação dos medicamentos.

Nenhum comentário: