MS e Brain Fog: o que você precisa saber.

Última revisão médica em 26 de abril de 2021

Mais de 50 por cento das pessoas com esclerose múltipla(EM)experimentam alterações cognitivas.

Às vezes, as alterações cognitivas são o primeiro sinal de que você tem EM, embora seja mais provável que ocorram mais tarde, à medida que a condição progride.

Essas alterações podem acontecer com qualquer tipo de EM, mas são mais comuns na EM progressiva.

Seu cérebro é o órgão mais complexo de seu corpo. Ele executa uma longa lista de funções essenciais para a vida.

Isso é possível devido aos impulsos elétricos que viajam através das células nervosas chamadas neurônios. Cada neurônio tem um axônio semelhante a uma cauda que carrega esses impulsos para a próxima célula. Os axônios têm uma cobertura protetora chamada mielina, que acelera a transmissão do sinal.

Se você tem esclerose múltipla (EM), seu sistema imunológico erroneamente atinge a mielina no cérebro e na medula espinhal. Isso interfere na transmissão dos impulsos nervosos e causa sintomas de esclerose múltipla.

MS e o cérebro

Seu cérebro tem cerca de 20% de mielina. Quando o MS interfere com a função dessa mielina, ele pode interromper a atividade neuronal em seu cérebro. Como resultado, mais de 50 por cento das pessoas com EM experimentam algumas mudanças cognitivas.

Às vezes, as alterações cognitivas são o primeiro sinal de que você tem EM, embora esses tipos de alterações sejam mais prováveis ​​de ocorrer mais tarde, conforme a doença progride. Essas alterações podem acontecer com qualquer tipo de EM, mas são mais comuns na EM progressiva.

Algumas dessas mudanças podem afetar:

concentração e atenção

processando informação

memória

priorizando e planejando

fluência verbal

habilidade visual espacial

De acordo com um estudo, cerca de 40 por cento das pessoas com EM terão apenas sintomas leves, mas 5 a 10 por cento terão sintomas moderados a graves. Aqueles com EM progressiva tendem a experimentar mudanças cognitivas mais graves do que aqueles com EM recorrente-remitente.

Durante um surto de EM, a inflamação pode desencadear novos desafios cognitivos ou intensificar os que você já tem. Às vezes, essas alterações relacionadas ao surto são permanentes, mas também podem ser resolvidas depois que o surto passa e a inflamação diminui.

Confusão mental

Névoa do cérebro é um termo usado para descrever como seu cérebro parece não funcionar tão bem como antes. Às vezes também é conhecido como "névoa da engrenagem", a versão abreviada da névoa da cognição.

Quando você experimenta a névoa do cérebro, pode esquecer palavras, perder suas chaves ou faltar a um compromisso. Seu desempenho no trabalho ou trabalho escolar podem ser afetados, ou você pode ser desafiado por tarefas diárias, como a tomada de decisões.

A névoa do cérebro pode ser o primeiro sintoma da EM ou pode aparecer depois de você ter um diagnóstico. A névoa do cérebro pode interromper sua rotina diária, fazendo com que você fique distraído. 

As estratégias para gerenciar a névoa do cérebro incluem:

escrever listas de tarefas

usando a tecnologia de voz para texto para fazer anotações

usando temporizadores e alarmes

usando um calendário familiar

salvando tarefas difíceis para quando você estiver mais alerta

reduzindo o ruído de fundo quando você precisa se concentrar

designar uma área específica da casa para itens importantes, como correspondência e chaves

evitando multitarefa

fazendo pausas frequentes para recarregar

Se você tem um diagnóstico de EM e começa a notar mudanças cognitivas, é importante conversar com seu médico para avaliar a situação. A triagem precoce e o monitoramento contínuo podem ajudar as pessoas com EM a controlar seus sintomas.

Tratamento

As mudanças cognitivas podem variar amplamente de pessoa para pessoa, dependendo de quão severamente o cérebro foi afetado.

Depois que o médico determinar suas forças e déficits cognitivos, ele pode recomendar um programa de reabilitação cognitiva para ajudar a prevenir o agravamento dos sintomas. Em alguns casos, esses programas podem resultar em algumas melhorias.

Esses programas geralmente consistem em:

atividades restaurativas, incluindo exercícios de aprendizagem e memória

atividades compensatórias, para ajudar a compensar funções que não funcionam mais tão bem, como usar um calendário central e usar notas ou listas de verificação para se lembrar de eventos importantes

De acordo com a National MS Society , alguns estimulantes do sistema nervoso central também podem ser úteis para melhorar a atenção, velocidade de processamento e problemas de memória.

Além disso, muitos tratamentos modificadores da doença (DMTs) para a EM reduzem o acúmulo de novas lesões desmielinizantes, então parece provável que eles possam ajudar a estabilizar as mudanças cognitivas. No entanto, mais estudos são necessários para determinar sua eficácia nesta área.

Algum dia, uma combinação de programas de reabilitação, tratamentos sintomáticos e DMTs pode ajudar a modificar o curso e o impacto das mudanças cognitivas relacionadas à EM.

Lesões

Lesões cerebrais causam névoa cerebral. Quanto mais lesões cerebrais uma pessoa com EM tiver, maior será o número de alterações cognitivas que ela provavelmente experimentará.

Lesões de EM são áreas de lesão que ocorrem na mielina das células nervosas. Eles aparecem quando os glóbulos brancos e o fluido desencadeiam uma inflamação que danifica a mielina e os axônios subjacentes.

As lesões afetam a transmissão dos impulsos nervosos. 

Eles podem retardar os sinais nervosos ou bloqueá-los completamente. A interferência de sinal que eles causam pode acontecer de forma intermitente ou constante.

Não existe uma ordem ou padrão específico para a ocorrência de lesões de EM, razão pela qual nem todas as pessoas com EM apresentam os mesmos sintomas. As lesões podem variar muito em tamanho e forma. Eles podem se desenvolver em qualquer parte do sistema nervoso central (SNC) e sua localização determina as mudanças que você experimenta.

O tratamento com o objetivo de retardar a formação de novas lesões também pode ajudar a diminuir a taxa de alterações cognitivas.

Se você começar a sentir alterações cognitivas ou tiver dúvidas sobre como desenvolvê-las, converse com seu médico. Eles podem realizar um breve teste de triagem e, dependendo dos resultados, podem encaminhá-lo a um especialista para uma avaliação mais abrangente.

Uma avaliação abrangente ajudará a apontar exatamente quais funções cognitivas específicas são afetadas. Também é importante certificar-se de que essas alterações estão relacionadas à desmielinização e não são resultado de outros problemas, como fadiga, medicamentos ou alterações de humor devido à depressão, ansiedade ou estresse.

Áreas do cérebro afetadas pela EM

MS é uma condição que afeta a mielina. A área do cérebro que contém mais mielina é chamada de substância branca. Esta é a área abaixo da superfície de matéria cinzenta. A substância cinzenta contém a maioria dos corpos celulares neuronais, enquanto os axônios revestidos de mielina se estendem através da substância branca e conectam áreas de substância cinzenta.

Anteriormente, pensava-se que a esclerose múltipla afetava principalmente a matéria branca do cérebro. Isso ocorre porque a massa cinzenta não tem tanta mielina, então as lesões de massa cinzenta são difíceis de ver em imagens médicas. Como a tecnologia de imagem mais recente pode detectar algumas lesões de substância cinzenta, agora sabemos que a MS afeta tanto a substância branca quanto a cinzenta.

Os sintomas de comprometimento cognitivo dependem da presença de lesões em áreas cerebrais específicas. Por exemplo, lesões na região do lobo frontal do cérebro podem interferir nas habilidades de funções executivas, como tomada de decisão e priorização. Lesões localizadas perto do córtex podem causar problemas de memória.

MS aparece em uma ressonância magnética do cérebro?

A tecnologia de ressonância magnética pode detectar lesões de EM. Este tipo de varredura é usado para diagnosticar MS, bem como monitorar sua progressão, mantendo o controle de quaisquer novas lesões que possam ter ocorrido desde o diagnóstico.

Uma ressonância magnética também pode revelar se alguma lesão existente aumentou de tamanho. Além disso, permite que os médicos monitorem a localização das lesões e as áreas do cérebro que podem ser potencialmente afetadas.

A localização específica das lesões também pode fornecer aos médicos informações sobre possíveis problemas cognitivos relacionados a serem observados.

Remover

Os sintomas da esclerose múltipla são causados ​​pela localização das lesões, que retardam ou bloqueiam os sinais nervosos. Eles podem ocorrer em qualquer lugar do SNC a qualquer momento, portanto, os sintomas podem variar amplamente para pessoas com EM.

Se você tem lesões de EM no cérebro, pode ter problemas cognitivos, também conhecidos como névoa cerebral. Cerca de metade das pessoas com EM experimentam essas mudanças cognitivas.

Se você começar a sentir mudanças cognitivas, é importante conversar com seu médico e fazer uma triagem para entender o que as está causando.

Além de tratamentos que podem ajudar a estabilizar ou melhorar os sintomas, os médicos também podem recomendar estratégias para gerenciar essas mudanças, incluindo o uso de cronômetros, fazer listas e fazer anotações. Fazer pausas para descansar a mente também pode ajudar.


FOI USADO TRADUTOR GOOGLE NESSA MATÉRIA.

FONTE:https://www.healthline.com/health/multiple-sclerosis/ms-and-brain-fog-what-to-know#takeaway

Nenhum comentário: