#UnidosSomosMaisFortes
14/06/16
O Notícia da Manhã, desta terça(14), falou sobre a doença celíaca no quadro Saúde.
O mal é uma reação do sistema imunológico a ingestão do glúten, proteína encontrada, principalmente, no trigo, que está presente em vários alimentos.
No Brasil, a cada ano são diagnosticadas 150 mil pessoas com a doença, que não tem cura e o tratamento consiste, basicamente, na retirada total do glúten na alimentação.
No estúdio do telejornal, a médica gastroenterologista, Josêlda Duarte, explicou que a doença celíaca pode aparecer em qualquer fase da vida e acomete mais pessoas brancas.
Segundo ela, o problema pode manifestar-se em uma fase tardia da vida, aos 60 ou 70 anos.
A especialista ressaltou que os sintomas da doença são inespecíficos e busca-se o diagnóstico quando há uma suspeita, que podem ser dores abdominais, gases e diarréia frequentes e após alimentação.
Doutora Josêlda frisou que a retirada do glúten para pacientes com a doença celíaca tem de ser completa.
Ela alertou que até o uso de um utensílio, não lavado corretamente após preparo com trigo, por exemplo, pode sensibilizar o paciente.
A doença celíaca será um dos temas do Congresso Norte e Nordeste de Gastroenterologia, que começa no próximo dia 16, em Teresina.
Segundo Josêlda Duarte, é o segundo maior evento da área no País. Ela informou que os maiores nomes da gastroenterologia no Brasil estarão presentes.
Também lembrou que durante o Congresso haverá mutirões de colonoscopia para rastreio do câncer do cólon do intestino grosso.
Assista na íntegra o quadro Saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário