ANSIEDADE...APRENDA A INDENTIFICAR OS SINTOMAS E COMO SE CONTROLAR

#UnidosSomosMaisFortes

04/06/2016 

Ter dificuldade para se concentrar e roer as unhas estão entre os sintomas mais comuns..

A ansiedade é um dos grandes problemas emocionais da vida contemporânea e se manifesta como aquela aflição de quem não tem paciência para esperar e sempre teme o pior. Caracterizada como estado emocional de apreensão e antecipação negativa de um momento futuro (sensação de que algo ruim vai acontecer), a ansiedade faz parte da vida e vai aparecer naturalmente, em diferentes circunstâncias. O desafio está em saber controlá-la. 


O problema surge quando o sentimento se torna excessivo. Nesses casos, os sintomas de ansiedade podem levar a pessoa à incapacidade de realizar tarefas cotidianas. Além disso, o transtorno pode provocar sofrimento e prejudicar o sono e as relações pessoais.

– A pessoa começa a ter perda de memória, e não cumpre os compromissos da maneira correta, pois ela não sabe lidar com as emoções e lhe falta autoconhecimento emocional. São poucas as pessoas que conseguem identificar os sintomas e reconhecer que sofrem de ansiedade em excesso. Se sentir mal é um sinal de que tem áreas da vida que precisam ser desenvolvidas – explica a psicóloga e psicanalista Lisiane Hadlich Machado. 

Os sintomas mais comuns

Nervosismo, dificuldade de concentração, preocupação exagerada em relação à realidade, descontrole sobre os próprios pensamentos, irritabilidade, agressividade, medo constante, roer as unhas, sentir tremores e falar muito rápido ou chorar sem motivo aparente. Esses são os sintomas mais comuns da ansiedade. Para Lisiane, a ansiedade deve ser amenizada para não se tornar um transtorno ou uma patologia. 

Então, o primeiro passo rumo ao equilíbrio emocional é tentar dar aos problemas e às preocupações o tamanho que de fato têm. Tirar um tempo para si, relaxar e respirar profundo são atitudes que ajudam no controle da ansiedade (veja quadro).


Nenhum comentário: