CAMINHADAS LEVES PODEM REDUZIR EFEITO COLATERAL COMUM NA QUIMIOTERAPIA

#UnidosSomosMaisFortes

07/06/2016

Segundo estudo, pacientes que realizam o exercício apresentam melhora na neuropatia, problema gerado pelo tratamento e que causa dores


Uma pesquisa realizada no Instituto do Câncer da Universidade Rochester Wilmot, nos Estados Unidos, descobriu que atividades físicas podem reduzir as dores nos pés e mãos — um problema muito comum entre quem está passando por tratamento com quimioterapia e chamado de neuropatia.

O estudo foi feito com 300 pacientes com câncer, que foram divididos em dois grupos: 

um não tinha atividades físicas na rotina e o outro realizou, durante seis semanas, um treinamento de caminhada leve.

Ao fim do período, os pesquisadores examinaram os participantes e identificaram que quem se exercitou durante o tratamento com quimioterapia teve os sintomas de neuropatia significativamente reduzidos.

– Os benefícios pareceram ser ainda maiores nos pacientes idosos – explicou o autor do estudo, Ian Kleckner, biofísico e professor de controle do câncer. 


Pelo estudo, o pesquisador recebeu um importante prêmio na American Society of Clinical Oncology (Asco) e foi convidado para dar uma palestra sobre o trabalho no encontro anual da instituição.

A neuropatia gera efeitos como queimação, formigamento, dormência e sensibilidade ao frio. 

Até hoje, não foi desenvolvido algum medicamento capaz de prevenir ou tratar o problema induzido por alguns tipos de quimioterapia.

Kleckner afirmou que está empenhado em compreender ainda mais os benefícios do exercícios para quem têm câncer:

– Atividades físicas afeta caminhos biológicos e psicossociais ao mesmo tempo. Seus efeitos passam por circuitos cerebrais, inflamações e até por interações sociais, enquanto drogas têm um alvo específico.

Nosso próximo estudo é sobre os efeitos dos exercícios no cérebro e no corpo do paciente diagnosticado com câncer.

Nenhum comentário: