VEJA AS PRINCIPAIS CAUSAS DO DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS RENAIS

Prevenção   13/03/2014

Cerca de 22 pacientes são encaminhados para diálise ou para transplante renal por dia no país. 
No Dia Mundial do Rim, campanhas orientam sobre fatores de riscos.



No Dia Mundial do Rim, entidades da área de saúde promovem hoje campanhas de esclarecimento sobre formas de prevenção de doenças renais. Membros da Associação dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) e outras entidades estão no gramado da Câmara dos Deputados para esclarecimentos à população. Além disso, um grande rim inflável ajuda a explicar como o órgão funciona. 

Cerca de 10 a 15 milhões de pessoas têm algum tipo de doença renal, segundo a entidade. Dados de 2012 do Ministério da Saúde indicam que 100 mil pacientes fazem diálise, processo de filtragem do sangue - uma das funções do rim. Por dia, 22 pacientes são encaminhados para diálise ou para transplante renal, de acordo com o presidente da ABCDT, Hélio Vida Cassi. O médico disse ainda que o diabetes e a hipertensão são as principais causas de doenças renais. 

Existem vários fatores de risco para a doença renal: o diabetes e a hipertensão são os principais, mas o tabagismo, o sobrepeso e o colesterol elevado, a própria idade [também contribuem] e esse é o tema da campanha, hoje, em todo o mundo. Por isso, o fato de ser idoso é um fator de risco para doenças renais e merece avaliação precoce— explica.

De acordo com ele, 5% da população brasileira têm pedra nos rins. Entre as causas estão o fator genético, o excesso de sal na alimentação, a falta de exercício físico, trabalhar em lugares quentes e não beber água de forma adequada. Hábitos saudáveis, como não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas em grandes quantidades, também contribuem para evitar doenças renais.
,
FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2014/03/veja-as-principais-causas-do-desenvolvimento-de-doencas-renais-4445067.html

 

Nenhum comentário: